Diversas culturas reveladas na coleção de presépios do Museu de Arte Sacra

Museu de Arte Sacra de São Paulo em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo traz ao público a tradicional mostra “Presépios no Metrô”.
Convidamos os usuários do transporte coletivo a fazer uma pausa entre o embarque e o desembarque nos trens para observar a criatividade dos artistas criadores dos 18 presépios apresentados na Estação Tiradentes, Linha 01 Azul.
Se historicamente o nascimento de Jesus se deu em uma manjedoura improvisada em um estábulo, aqui são diversos os locais imaginados para o acontecimento: da baixa do sapateiro em Salvador na Bahia ao berço colorido das figurinhas de barro que compõe o presépio Alentejano, tradição portuguesa reconhecida patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.

Desde sua criação, atribuída à São Francisco de Assis no século XIII, a montagem de presépios permanece como uma prática que gera o encantamento de diferentes gerações e em diversas culturas ao redor do globo. Por que será que cos presépios continuam tão populares passados tantos séculos? A adaptabilidade das cenas construídas que para além das figuras da sagrada família, comporta elementos das culturas locais, ajuda-nos a compreender a permanência dessa prática. Mostramos aqui um pouco dessa tradição por meio de um recorte que nos permite viajar por vários países e pelo Brasil.

Materiais diversos foram empregados nos presépios, da embalagem de chocolate que dá brilho à catedral polonesa aos materiais orgânicos como palha de milho, cabaça e o barro. Este último moldado por Mestre Vitalino que traz um casal de cangaceiros para cena da natividade. Com a exposição trazemos todas essas celebrações para a plataforma da estação Tiradentes.

Acesse a exposição virtual no site Linha da Cultura. Clique aqui.

___

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça a Domingo das 9h às 17h – Com acesso permitido até às 16h30.
Sala expositiva dentro da Estação Tiradentes. Linha 01 Azul do Metrô.

PERÍODO

FECHADA TEMPORARIAMENTE ATÉ 6 DE JANEIRO DE ACORDO COM O NOVO DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO PARA CONTEÇÃO DA COVID-19.

GRATUITO AOS USUÁRIOS DO METRÔ. BASTA COMPRAR O BILHETE DE VIAGEM.

Compartilhar