A estela denominada “Pedra de Roseta” possibilitou a decifração da misteriosa escrita hieroglífica. Foi graças a ela que aprendemos a ler os documentos do Egito antigo, abrindo caminho para o conhecimento de uma extraordinária civilização. Não por acaso a Roseta é hoje uma das vedetes do British Museum. Mas a legião de turistas deslumbrados com a peça costuma ignorar o feixe de histórias que ela representa. Como a Roseta saiu da obscuridade para a fama? O que diziam suas inscrições? E, sobretudo, de que forma aquelas linhas nos deram a chave de um milenar sistema de comunicação?


Professor:
Plinio Freire Gomes
é autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Leciona nos museus Masp, Museu de Arte Sacra e Mam; e em instituições como Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia, Instituto de Cultura Árabe e Areté (Centro de Cultura Helênica). Há seis anos coordena o grupo de “Estudos da Arte”, atuando também como membro fundador do coletivo Lente Cultural, na Livraria Martins Fontes. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica. Participa ainda, na condição de especialista, em projetos de viagem com foco em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã, Índia, China e Japão


Data: 25 de abril de 2020 (sábado)
Horário: 14h00
Investimento – R$ 50,00 (depósito ou transferência bancária)
Vagas limitadas
Inscrições – mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627 5393 – mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43 – Estacionamento sujeito à lotação.
Ao final da palestra será oferecido o certificado de participação.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos. 

Compartilhar