“A pintura é boa, para mim, quando faz silêncio” – Paulo Pasta

Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abre “Paulo Pasta: Luz“, exposição do artista plástico Paulo Pasta, sob curadoria de Simon Watson. A mostra apresenta 16 telas dos últimos 10 anos, com dimensões que oscilam entre mural e laptop. Pasta cria pinturas que são meditações físicas sobre a metafísica e mais palavras e emoções quando sabemos o que estamos mostrando …”, define o curador.

Paulo Pasta: Luz é a vigésima mostra individual institucional do artista e a primeira após a “Projeto e Destino“, no Instituto Tomie Ohtake de 2018, com curadoria de Paulo Miyada. Desde a sua primeira individual em 1983, Paulo Pasta faz exposições continuamente e suas obras são aceitas e abraçadas por instituições públicas e coleções privadas. Ao longo dos anos, sua prática de pintura evoluiu para uma meditação silenciosa sobre cor, espaço e luz. Poucas opções de cor – de três a seis matizes por tela, todos com valores tonais semelhantes – seus campos de composição sugerem um enquadramento com pilares arquitetônicos, entablamentos e vigas. Os contrastes sutis entre cores semelhantes fazem com que vibrem e se movam sutilmente para a frente e para trás no espaço. Eles sugerem elegantemente a captura de luz e alude às formas como a luz muda suas características ao longo do dia.

O aspecto formal das telas de Paulo Pasta sugere um diálogo permanente com Giorgio Morandi e Alfredo Volpi, bem como com Old Masters onde, de uma forma semelhante, possuem uma consciência populista. Eles nos levam para a rua. Eles nos convidam a conhecer o mundo ao nosso redor, de paredes e fachadas pintadas em cores vivas que podem ser encontradas no dia a dia e em todos os locais no Brasil. Exuberantes em cores e serenas em estrutura, as pinturas de Paulo Pasta são profundamente meditativas e afirmativas da vida.

Paulo Pasta em seu ateliê de pintura

Destacada por uma instalação mínima e iluminação dramática, a exposição Paulo Pasta: Luz é composta por quatro grandes pinturas em escala muralista (duas verticais e duas horizontais), cada uma ladeada por pinturas de tamanho médio que dialogam com suas cores e composições. A segunda, no espaço do claustro, são instalações do próprio estúdio do artista, onde em uma parede corrida você encontra um salão de meditação que interage de forma alegre a íntima.


As pinturas de Paulo Pasta são uma manifestação física da presença da luz, como em um reflexo durante um passeio matinal. São também etéreas, sugerindo a imaterialidade da luz. Luz do espírito e da imaginação, que irradia e eleva.
Simon Watson – Curador

Sem Título – 50x40cm, Óleo sobre tela, (2021)

COMPRE AQUI O SEU INGRESSO


Projeto LUZ Contemporânea

LUZ Contemporânea é um programa de exposições de arte contemporânea que se desdobra em eventos e ações culturais diversas, públicas e privadas. Desenvolvido pelo curador Simon Watson, o projeto, atualmente, encontra-se baseado no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Nesse espaço, LUZ Contemporânea apresenta exposições temáticas de artistas convidados, de modo a estabelecer diálogos conceituais e materiais com obras do acervo histórico da instituição. Embora fortemente focada no cenário artístico brasileiro atual, LUZ Contemporânea está comprometida com uma variedade de práticas, cultivando parcerias com artistas performáticos e organizações que produzem eventos de arte.

O primeiro ano de programação de LUZ Contemporâneano Museu de Arte Sacra, foi concebido como uma trilogia que visa responder à pandemia. O ciclo teve início com João Trevisan: Corpo e Alma, sendo seguida por Esperança, coletiva com 12 artistas, e culmina com Paulo Pasta: Luz. A trilogia vai do escuro ao claro, dos noturnos de João Trevisan à meditação de Paulo Pasta sobre a luz.


Exposição: Paulo Pasta – Luz
Artistas: Paulo Pasta
Curadoria: Simon Watson
Duração: de 04 de Setembro à 08 de Novembro de 2021
Dimensões: Variadas
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo | MAS/
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Horários: De terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h30)
Telefone: (11) 3326-539

Ingressos: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (Meia) | Grátis aos sábados
Isenções:
– Crianças até sete anos de idade;
– Idosos (igual ou acima de 60 anos);
– Pessoas com deficiência e um acompanhante;
– Guias de Turismo credenciados pelo Ministério do Turismo (CADASTUR);
– Professores da Rede Pública de Ensino e Organizações Sociais e Instituições Públicas das áreas da Educação e Cultura e associados do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
– Ordens Religiosas e Membros do Clero Diocesano: Bispos, Padres, Freiras e Seminaristas.

Siga o #MAS nas redes sociais @MuseuArteSacra.

Compartilhar