O curso híbrido acontecerá com uma aula no modo “Live Class” (aula online ao vivo) e quatro encontros presenciais com visitas in loco.

OBJETIVO GERAL
Apesar das sucessivas reformas realizadas no território da cidade de São Paulo, o ambiente paulistano preservou tesouros arquitetônicos que são verdadeiros disparadores de memórias. Por mais distante que seja o período histórico despertado ao visualizar a edificação preservada, o prédio ainda mantém a sua conexão com este presente pelos fatos vividos neste tempo, e com o futuro, se considerarmos seu papel educativo para as próximas gerações: exatamente essa é a razão da inclusão destes prédios na lista do patrimônio. Tendo em vista o número e a complexidade de histórias que abarcam os bens tombados em São Paulo, este curso objetiva despertar reflexões sobre o patrimônio usando como exemplo os bens localizados na capital. Escolhidos por serem representativos para os diferentes grupos sociais que optaram por viver em São Paulo, este curso convida à uma jornada em busca destes tesouros que se camuflam em meio à vida agitada da metrópole.

No Módulo I, intitulado “Morar em São Paulo”, vamos conhecer o patrimônio paulista que revela as diferentes maneiras de habitar a capital.

– Provocar reflexões sobre a escolha dos bens patrimoniais;
– Conhecer alguns prédios que fazem parte da lista do patrimônio paulista;
– Conhecer sobre o patrimônio que representa os diferentes grupos sociais que contribuíram na história de São Paulo;
– Refletir sobre a preservação do patrimônio paulista.

CRONOGRAMA DE AULAS

Aula on line –  01 de setembro de 2022
Aula 1 – MAS Educação): Entendendo o patrimônio de São Paulo
Este primeiro encontro objetiva entender o conceito de memória e de monumento, bem como a história dos órgãos de proteção dos bens históricos.

Aula in loco – 03 de setembro de 2022 (sábado)
Aula 2 – Morar na São Paulo Colonial: a Casa do Caxingui.
A primeira aula in loco será uma visita a uma importante casa bandeirista preservada na cidade de São Paulo, de maneira a entender o contexto do início da ocupação das terras de Piratininga.

A Casa do Caxingui linha amarela – vamos até a Luz e fazemos a baldeação. Ponto de encontro estacionamento do Museu de Arte Sacra – 9 horas

Aula in loco – 10 de setembro de 2022 (sábado)
Aula 3 – Morar na Metrópole do Café: as casas da Vila Economizadora.
O contexto da imigração será abordado no segundo encontro, onde conheceremos um dos modelos de vilas operárias implantadas na metrópole do café.

A Vila Economizadora fica próximo da Rua São Caetano –  Luz – vamos caminhando – Ponto de encontro estacionamento do Museu de Arte Sacra – 9 horas

Aula in loco – 17 de setembro de 2022 (sábado)
Aula 4 – Morar na Capital Avant-Garde: a Casa da Vila Mariana.
O terceiro bem visitado será a casa construída por Gregori Warchavchik no bairro da Vila Mariana, exemplo do lugar de vanguarda de São Paulo.

A Casa da Vila Mariana fica no metrô Saúde – linha azul direto – Ponto de encontro estacionamento do Museu de Arte Sacra – 9 horas

Aula in loco – 24 de setembro de 2022 (sábado)
Aula 5 – Morar numa Cidade Cosmopolita: o Edifício Esther.
O quarto bem visitado neste módulo é um edifício que reúne moradia e comércio, característica significativa do morar em São Paulo.

O Edifício Esther fica na República – linha azul até a Sé – Ponto de encontro estacionamento do Museu de Arte Sacra – 9 horas

A QUEM SE DESTINA:
O curso foi organizado especialmente para o público em geral que tem interesse em conhecer o patrimônio paulista. Contudo a abordagem também chama a atenção de historiadores e pesquisadores em geral, de estudiosos de arte e arquitetura, de professores que pretendem desenvolver o tema em sala de aula, de estudantes universitários, além dos outros profissionais que se dedicam a preservação do patrimônio nas cidades brasileiras.

PROFESSOR
Fabrício Forganes Santos é Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2021). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (2007). Professor em cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e em importantes instituições museológicas de São Paulo. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Tebas de Educação e Cultura. Pesquisador da presença negra no urbanismo brasileiro, possui produção acadêmica dedicada aos lugares de memória do Catolicismo Negro em território brasileiro. Temas de atuação: História da Cidade; Formação Urbana; História de São Paulo; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Igrejas Barrocas; Catolicismo Negro; Patrimônio Afro-brasileiro; Territórios Negros.

Redes sociais: @fabricioforg

Aula on line: 01 de setembro de 2022 (quinta-feira) das 16 às 18 horas – plataforma zoom
ula in loco: 03, 10, 17 e 24 de setembro de 2022 (sábados)
Horário:
  9 horas – ponto de encontro estacionamento do  Museu de Arte Sacra de São Paulo