A História da Arte – e poderíamos dizer, todas as áreas do conhecimento – é um campo de poder. Na maior parte das vezes, colocamo-nos diante de artistas que, de alguma maneira, já foram previamente selecionados para nós, conforme critérios pré-estabelecidos: os museus, as grandes exposições, os livros mais vendidos, ressoam um mundo conhecido, reafirmado, reutilizado e ultramidiático. Apesar de sempre ser possível aprender com os “grandes mestres”, uma seleção já legitimada pela crítica e público atrofia o rico universo da produção visual. O presente curso tem como proposta romper este círculo vicioso da História da Arte. Para tal, irá apresentar e debater a vida e obra de sete artistas cuja fantástica produção, ainda, caminha de forma marginal na história da cultura.

17 de abril de 2020
AULA 1
– Ar(dor) na pedra: Camille Claudel

24 de abril de 2020
AULA 2Carpe diem à meia noite:  Stevan Aleksić

08 de maio de 2020
AULA 3 – O som das cores, antes de Kandinsky: Mikalojus Konstantinas Ciurlionis

15 de maio de 2020
AULA 4 – Meu corpo é uma tarde de domingo: Alexandr Deyneka

22 de maio de 2020
AULA 5
– Em nome de Deus: Arthur Bispo do Rosário

29 de maio de 2020
AULA 6
– Nas horas vagas, fotografar: Vivian Maier

05 de junho de 2020
AULA 7
– Uma terra só minha: Lee Krasner

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Período: 17 de abril a 05 de junho de 2020 (sextas-feiras)
Horário: das 14 às 16h30
Valor: R$ 380,00 à vista em dinheiro ou depósito bancário ou R$ 420,00 em duas vezes ou no cartão.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento no local: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação)
No final do curso o aluno receberá o certificado.

Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.