MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

A História da Arte – e poderíamos dizer, todas as áreas do conhecimento – é um campo de poder. Na maior parte das vezes, colocamo-nos diante de artistas que, de alguma maneira, já foram previamente selecionados para nós, conforme critérios pré-estabelecidos: os museus, as grandes exposições, os livros mais vendidos, ressoam um mundo conhecido, reafirmado, reutilizado e ultramidiático. Apesar de sempre ser possível aprender com os “grandes mestres”, uma seleção já legitimada pela crítica e público atrofia o rico universo da produção visual. O presente curso tem como proposta romper este círculo vicioso da História da Arte. Para tal, irá apresentar e debater a vida e obra de sete artistas cuja fantástica produção, ainda, caminha de forma marginal na história da cultura.

AULA 1
– Ar(dor) na pedra: Camille Claudel

AULA 2Carpe diem à meia noite:  Stevan Aleksić

AULA 3 – O som das cores, antes de Kandinsky: Mikalojus Konstantinas Ciurlionis

AULA 4 – Meu corpo é uma tarde de domingo: Alexandr Deyneka

AULA 5
– Em nome de Deus: Arthur Bispo do Rosário

AULA 6
– Nas horas vagas, fotografar: Vivian Maier

AULA 7 – Uma terra só minha: Lee Krasner

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Datas: 14, 21, 28 de agosto / 04, 11, 18, 25 de setembro de 2020
Horário: das 18 às 20h30 – aula até 20 horas e meia hora de plantão do professor para sanas as dúvidas (das 20h às 20h30)
Valor: R$ 380,00 à vista, depósito bancário ou transferência ou R$ 420,00 em duas vezes.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – 11 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras na plataforma do Museu – https://maseducacao.com.br/