O curso tem como objetivo o conhecimento histórico, artístico e religioso do período do Império Romano, para entender como a síntese de três dimensões espiritual e cultural que cristalizam com o nascimento da cristandade: a dimensão bíblica da fé judaico-cristã; a dimensão intelectual e conceitual da reflexão procedente da Grécia e a dimensão jurídica organizativa e programática procedente de Roma, formaram uma civilização como nunca houvera antes.

Conteúdo Programático:
1) A arte clássica da Roma Imperial: a religião em Roma e na Grécia.
2) A arte do subsolo na contracorrente da arte imperial; a arte alegre das catacumbas e os sarcófagos. O Concílio de Nicéia e o arianismo.
3) É lícito representar Deus? O protótipo da face de Jesus; São Lucas o primeiro iconógrafo. A Tradição do Oriente e do Ocidente.
4) Origem do templo cristão: arquitetura e liturgia.

Docente
Profa. Dra. Wilma Steagall De Tommaso, Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a tese “O Pantocrator de Cláudio Pastro: Importância e atualidade”. Professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS SP); Professora e pesquisadora do LABÔ (Laboratório de Política, Comportamento e Midia) PUC-SP; Membro Pesquisadora da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER); Membro da ACADEMIA MARIAL de Aparecida; Membro da ALALITE (Asociación Latino Americana de Literatura y Teología). Possui experiência nas áreas de Educação e Filosofia, com ênfase em Arte-Sacra.
CV: http://lattes.cnpq.br/8209900139809763

Datas: 27, 28, 29 e 30 de janeiro de 2020
4 dias de aula
Aulas: das 19h às 21h30 (intervalo para o café)
Valor: R$ 250,00 à vista – R$ 300,00 (02 vezes) vagas limitadas
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado