EMENDA

A oficina propõe fazer na prática a Conservação e Restauro em peças de porcelana

METODOLOGIA

Oficina presencial com a prática passo a passo na conservação e no restauro da porcelana, com uma breve explicação teórica da manufatura, cozimento do biscoito, técnicas de pinturas e aplicação de ouro.

CONTEÚDO

• – Material utilizado na limpeza e restauro
  • – Limpeza da peça de porcelana
  • – Mapeamento de peça fragmentada
  • – Consolidação
  • – Reconstituição de partes faltantes
  • – Preenchimento e nivelamento de fraturas
  • – Reintegração Cromática

Material individual do aluno

• – Pincéis redondo (00,0 e 1)
  • – Espátula (1)
  • – Jaleco branco de manga longa

MATERIAL FORNECIDO PELO MUSEU, INCLUSO NO VALOR DO CURSO

• – 1 Prato de porcelana;
  • – Carbonato de Cálcio 500g;
  • – Pigmentos em pó;
  • – Duas Resina Epóxi 2004 com endurecedor (Redelease);
  • – Fita adesiva de baixa adesão;
  • – Álcool esopropílico 1L;
  • – Algodão;
  • – Palitos (churrasco);
  • – Lixas nas numerações – 220, 240, 280, 300, 320, 1.000 e 1.200 (claras);
  • – Papel secante.

A QUEM SE DESTINA

Artistas plásticos, artesãos, estudantes e profissionais de arte, ceramistas, conservadores e restauradores e interessados em geral.

PROFESSORA

Prof.ª Iranildes de Melo Rolim Bufalo – Técnica em Conservação e Restauro de Bens Moveis e integrados; Formação em cerâmica- SENAI; História da Arte – ABRAS – Academia de artes; Conservação e Restauro em Cerâmica, Porcelana, Azulejos, Pétreos, Murais, Pinturas em cavalete, Vidro, Têxtil, Madeira, Metais, Gesso e outros…; (Templo da Arte, Museu de Arte Sacra, Citaliarte, Pachamama …); Ateliê próprio com 25 anos de funcionamento, ministrando aulas de cerâmica, pinturas em porcelanas. Atuante em conservação e restauro para instituições particulares, como colecionadores, empresas de restauro, paróquias,etc..e para instituições públicas como prefeitura, museus, etc..

TRABALHOS MAIS RECENTES

Restauro das esculturas de mármore – 2020 Parque da Luz ( com Equipe Velatura Restauro);
Janela estratigráfica Salão Nobre – 2020 Museu Paulista (AWA Restaurações);
Restauro Granito – 2020 Farol Santander ( Araras Restauro);
Restauro do Chafariz de estuque e argamassa – 2021 Parque Buenos Aeres (com Equipe Velatura Restauro);
Mapeamento de Danos Maroufláge, Mural e Sanca – 2021 Museu Paulista (AWA Restaurações);
Restauro Mezanino em Madeira – 2021 Museu Paulista (AWA Restaurações);
Restauro Ladrilhos -2021/2022 Museu Paulista (com Equipe Concrejato);
Restauro da Maquete em gesso e têmpera (São Paulo) – 2022 Museu Paulista (com Equipe Araras Restauro);
Restauro Maroufláge – 2022 Museu Paulista (com Equipe Arte Restauro);
Conservação nos Bronzes – 2022 Monumento da Independência (com Equipe Velatura Restauro).

Turma 1 – ESGOTADO
Datas: 28 e 29 de janeiro de 2023 (sábado e domingo)
Horário:
das 9 às 17h (intervalo para o almoço)
: 16
Vagas: 20

Turma 2
Datas: 25 e 26 de março de 2023 (sábado e domingo)
Horário:
das 9 às 17h (intervalo para o almoço)
: 16
Vagas: 20

Valor:  R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais) à vista ou R$ 600,00 em duas vezes.
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (sujeito à lotação) – Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Luz

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.

Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.