Quase todos os verbos que indicam uma ação solicitam a presença das mãos, pegar, ajustar, abraçar, segurar, apertar, torcer, levantar, acenar, orar, trabalhar, acariciar, restaurar etc., etc. Elas estão em cada lugar onde há movimento e construção, criatividade em ação. A importância das mãos está em tudo que se move, no divino e no material, no pensamento e na atividade, elas representam nossa evolução diante do mundo pois através delas traçamos o nosso eu, o que somos.

Cada ação de cada pessoa implica em alguns movimentos, de dobrar, abrir, apontar, fechar, etc… e cada um destes movimentos é representado escultoricamente de um jeito, observar este jeito se torna essencial para a melhor representação das mãos.

Vamos aprender como fazer estas representações?

Objetivo Geral:
esta oficina tem como objetivo oferecer aos alunos o conhecimento sobre algumas formas de construir as mãos de uma escultura em diversos suportes, principalmente o papel machê.

Objetivos Específicos:
Levar o participante a conhecer todo o processo de fatura das mãos de uma escultura em papel machê, identificando tamanho, posição e proporcionalidade necessárias.

Mostrar as principais diferenças entre outros suportes e o papel machê na elaboração e confecção das mãos.

Capacitar os participantes a produzirem suas próprias obras num ambiente propício a experimentações, descobertas e criação.

PLANO DE CURSO
Foi verificado que as mãos são vistas pela maioria dos alunos de escultura como o principal entrave, visto as dificuldades apresentadas na confecção das mesmas.

A oficina oferece a oportunidade de resolver esta dificuldade através da prática e aplicação dos conhecimentos adquiridos, de forma rápida e agradável, sendo possível compreender e exercitar as várias etapas do processo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
– Breve histórico sobre a origem do papel machê
– Imagens ligeiras
– Papel machê x papietagem
– Várias possibilidades/aplicações
– Papel machê no Brasil
– AS MAOS – prática construtiva:
FORMATOS
ARTICULAÇÕES
DIFICULDADES
PROPORÇÃO
MATERIAIS

METODOLOGIA
 Prática, exercícios e desenvolvimento das habilidades criativas no uso dos materiais escultóricos (modelagem, proporcionalidade, etc.)

Composição, da estrutura de arame ao acabamento.

Observação, como principal ferramenta de desenvolvimento das habilidades.

Experimentação, no fazer se aprende.

Exposição de alguns trabalhos para apreciação dos alunos.

Apresentação de diferentes tipos de moldes para a confecção de peças, como silicone de condensação, cerâmica fria (massa de modelagem) tipo DAS e gesso.

Ludicidade na participação efetiva de todos os alunos durante todas as atividades como deve ser um estudo de artes.

Engajamento nas atividades propostas

MATERIAL – (incluso)
Será oferecido um kit de materiais a serem utilizados na oficina.

Professora:
Maria Madalena Marques de Oliveira (Madalena Marques), Escultora em papel machê.
Experiência profissional
Escultora, desenvolve trabalhos manuais em papel machê e todos os seus materiais integrados. Participou de vários eventos públicos como retratista, principalmente de fisionomia Exposição – Ah Gente! Casa de Cultura de Uberlândia com retratos de casario de Monte Carmelo em lápis aquarela. Participou de exposição na Casa da Fazenda-Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (Abach), com telas de jabuticabeiras realistas X Congresso CEIB – Salvador – Ba 2017: Irmã Dulce- Compreensão construtiva das imagens ligeiras para restauro. Exposição Gente de Papel, de 10/2018 a 02/2019 – Limeira- SP De 06/04 a 03/06/2019 – MAS Metrô Tiradentes – São Paulo-SP Exposição Vênus – Hotel Radisson Paulista – 01/05/2019 a 03/06/2019 Primeiro lugar no Salão de presépios de Limeira – SP – 2019 Exposição Metrô Tiradentes, com o presépio Ciranda da inclusão – 2019

Data: 23 e 24 de outubro de 2021.
Carga horária:
Valor:  R$ 450,00 à vista