Museu de Arte Sacra de São Paulo promove Curso Prático: O Ovo Cósmico, com Silvana Borges

Todos os mitos de criação do mundo tentam explicar o surgimento do universo do ponto de vista de várias culturas e épocas. O “ovo cósmico” está relacionado com o início da vida, é um símbolo universal para criação, seja divino ou elementar. Um símbolo benévolo que universalmente simboliza a sorte, a abundância, saúde, nascimento e ressurreição. Sua simbologia está associada à primavera, e na tradição judaica, o ovo é um símbolo da promessa.

Aula teórica (das 10h00 às 12h00): A origem do universo cósmico nas diversas mitologias a partir do Caos e o Ovo primordial. A simbologia do ovo antes do Cristianismo relacionado à fertilidade e o renascimento da vida. O costume da troca de ovos originado no Equinócio da Primavera: a “Pêssanka”, uma tradição de origem eslava. A história de uma obra-prima russa: os ovos imperiais produzidos por Peter Carl Fabergé.

Intervalo – almoço

Oficina prática (das 13h00 às 16h00): Realização da “Pêssanka” ou “Pysanka”, um ovo decorativo colorido e pintado à mão. Sua denominação deriva do verbo “pysaty” (escrever) e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. Esta arte tradicional originou-se no costume de preparar ovos para presentear as divindades no início da primavera. Com a chegada do Cristianismo essa tradição passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo. Todo material está incluído no valor do curso. O aluno precisa trazer apenas dois pinceis finos de nº0 (zero) para uso pessoal.

O restante do material para utilização na oficina está incluído no investimento

Docente – Silvana Borges é artista plástica e arquiteta especialista em Conservação e Restauro nas áreas de Arte Sacra (pintura e imaginária) e Arquitetura (arte mural), profissional filiada ao International Council of Museums (ICOM), à Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e ao Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB). Ministra palestras e cursos sobre a preservação do patrimônio e técnicas artísticas. Seus trabalhos estão publicados em conceituados catálogos artísticos e coletâneas literárias, recebendo diversas premiações e troféus, presentes em exposições e acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China em uma trajetória de 30 anos de atividades artísticas e literárias.

Data: 11 de março de 2018 (domingo)
Horário:  das 10 às 16h00
Carga horária: 6hs
Vagas: 25
Valor: R$ 130,00 a vista – 150,00 parcelado (02 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes.
Estacionamento pago no local: Rua Jorge Miranda, 43.

O Museu fornecerá certificado de participação.

Compartilhar