Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso Livre sobre o tema “O Barroco No Brasil: Arte E História”

O objetivo do curso é apresentar um estudo sobre a arte colonial do século XVI, XVII e XVIII, discutindo as formas que a arte maneirista, barroca e rococó assumiram no Brasil nesse período. O curso apresenta a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam a arte brasileira do período colonial e a maneira como representou a cultura barroca da época.  O curso pretende ainda entender o papel da arte como meio de transmissão de cultura e apresentar como a sociedade brasileira se apropriou de valores construídos na Europa e os ambientou durante o período colonial com a presença dos portugueses.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Apresentar a arte, a cultura e a simbologia como material reflexivo;
•Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
• Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;
•Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.

CONTEÚDO:

07 de março de 2018
AULA  1 – Europa: a transição da Idade Média para a Idade Moderna
A Europa do século XVI. Portugal dos Descobrimentos. A expansão do cristianismo pelo mundo e o espírito de cruzada. O estilo manuelino.

14 de março de 2018
AULA  2 – O início: a presença jesuíta no Brasil
O descobrimento do Brasil. A companhia de Jesus e a Contra-Reforma católica. A chegada dos Jesuítas ao Brasil, fundação de colégios e a catequese dos índios. Edificações, igrejas e estilo.

21 de março de 2018
AULA  3 – Sociedade e tradição: a arquitetura civil
As capitanias hereditárias, a família patriarcal, a escravidão e a civilização do açúcar. A casa grande e a senzala. A casa bandeirante paulista. A sociedade mineradora e a urbanização. Os centros históricos no Brasil.

28 de março de 2018
AULA 4 – A expansão do cristianismo no Brasil: Ordens Religiosas, Ordens Terceiras e Irmandades
A história do Cristianismo no Brasil. As Ordens religiosas, suas origens europeias, as devoções e o fazer artístico de seus religiosos. A tradição das ordens terceiras e das irmandades do Brasil colonial. As associações religiosas de irmãos leigos: patronos, festas, sociabilidades e o fazer artístico.

04 de abril de 2018
AULA 5 – A arquitetura das igrejas
A arte como manifestação do sagrado e como expressão religiosa. A emergência da concepção barroca nas artes arquitetônicas e imagéticas. As grandes igrejas brasileiras. Maneirismo, Barroco e Rococó.

11 de abril de 2018
AULA 6–  Os retábulos e a talha dourada
A riqueza dos retábulos no Brasil e a importância da talha dourada ao longo de todo o desenvolvimento do Barroco. Proporções monumentais e modificação da percepção dos espaços arquitetônicos internos. Maneirismo, Barroco e Rococó.

18 de abril de 2018
AULA 7 – A pintura no Brasil colonial.
A pintura como auxiliar na catequese e confirmação da fé dos devotos. A pintura no Nordeste e no Sudeste do Brasil. Principais artistas e pintores.

25 de abril de 2018
AULA 8 – A estatuária e as devoções
O Barroco e sua vasta produção de estatuária sacra no Brasil. A estatuária devocional no templo religioso e no domicílio privado. Análise e identificação de elementos iconográficos e símbolos religiosos do Barroco.  Principais artistas e escultores.

02 de maio de 2018
AULA 9 – A presença holandesa no Brasil
A cidade Maurícia: canais, diques, pontes e palácios. O paisagista Frans Post, Albert Eckhout, Cornelis Golijath e Georg Marggraf.

09 de maio de 2018
Aula 10 – As reformas pombalinas e o terremoto de Lisboa
A Reforma Pombalina e os ilustrados brasileiros. O Arcadismo. O terremoto de Lisboa. O estilo pombalino em Portugal e no Brasil. Belém do Pará e sua reconstrução no século XVIII.

16 de maio de 2018
AULA 11 – O Rococó no Brasil
Circulação de ideias, experiências e culturas no mundo ocidental do século XVIII. A apropriação desses temas na produção artística e na memória social do Brasil. O Estilo Rococó em Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

23 de maio de 2018
AULA 12 – Recepção Crítica e Conservação
Os autores do século XIX. O resgate do século XX. A fundação do IPHAN. Principais pesquisadores e estudiosos. Bibliografia comentada sobre o Barroco no Brasil.

A QUEM SE DESTINA:

O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

PROFESSOR:

Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Período Março/Maio:

07 de março à 23 de maio de 2018 (quartas-feiras)
12 dias de aulas
Aulas: 19h30 às 22h00 (intervalo para o café)
Valor: R$ 600,00 a vista ou R$ 690,00 (03 vezes)
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.