Objetivo Geral
Retratar parte significativa da complexa formação histórica do Bairro da Luz e adjacências.


OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover uma reflexão crítica sobre o processo histórico de constituição sociocultural e espacial do bairro da Luz que conserva um amplo acervo material e imaterial do patrimônio cultural de São Paulo.

Ampliar o acesso a educação e formação de público desse importante bairro da cidade de São Paulo, promovendo um estímulo renovado às ações e programações das Instituições Culturais de São Paulo.


EMENTA
Ao olhar para o Bairro da Luz, visualizamos a própria história social de São Paulo. Como uma vitrine, a Luz acompanha as transformações da cidade, desde o seu surgimento na Vila Quinhentista, como Campos de Piratininga das nações indígenas, passando pela hegemonia do café e com ela, a ferrovia e o imigrantes constituiriam a paisagem da Luz. Os Bondes e a “Luz Electrica” ascenderam e mobilizaram a cidade. Era a chegada a “Belle Époque Tropical” e, com ela, novas relações com a indústria e com o crescimento da moradia popular no bairro. Novo “boom” urbano e verticalização nos anos 1950. A entrada do automóvel provocaria tanto a expansão da indústria na cidade, como também conduziria à Ditadura Militar. A Luz foi um importante polo da repressão, o que atualmente tomou a forma de memória patrimonializada de São Paulo. Luz, uma vitrine da História de São Paulo.


PROGRAMA

14 de maio de 2019
1 – São Paulo Colonial – A fundação da Vila Quinhentista (1554 – 1822)
– Cartografia Histórica: o bairro da Luz
– A presença indígena nos Campos do Guaré
– Marcos de Fundação do bairro: o Rocio da Luz
– A construção do Convento da Imaculada Conceição da Luz
– O abastecimento de água da vila colonial: os Chafarizes da Luz

21 de maio de 2019
2 – São Paulo Imperial – O século das grandes transformações (1822 – 1889)
– A inauguração do “Horto Botânico” da Luz (1825)
– Escravidão no Planalto: entre a Forca e a Caza de Correção do bairro Luz (Presídio Tiradentes)
– A hegemonia do café e a instalação das primeiras ferrovias em São Paulo
– A influência da imigração estrangeira nas transformações da Luz
– Novos Loteamentos Populares e Exclusivos no bairro

28 de maio de 2019
3- São Paulo na República – A constituição da megalópole (1889 – 1964)
– Belle Époque Tropical e as transformações da Luz
– As bases para o crescimento pós 1930
– O boom urbano na década de 1950: verticalização x periferia
– Migração recente no bairro da Luz

04 de junho de 2019
4 – São Paulo na Ditadura Militar (1964 – 1985)
– Luz: Um Polo da Repressão
– Os impactos da reestruturação urbana da Ditadura Militar para o bairro da Luz
– O Presídio Tiradentes e as marcas da tortura
– A sede da repressão na Luz: o DOPS
– O resgate da memória: do DOPS ao Memorial da Resistência de São Paulo


METODOLOGIA
O Curso consiste em apresentações dialogadas e interativas com o público. Para retratar parte significativa da formação histórica do bairro da Luz, o curso oferece uma ampla pesquisa histórica – iconográfica, documental e bibliográfica – capaz de reconstituir os momentos determinantes de suas transformações.


PÚBLICO ALVO
Além de Professores, Estudantes e Público em Geral, o curso é aberto às pessoas interessadas em discutir, estudar, pesquisar e lecionar no campo de História Social da Cidade, não existindo exigências quanto ao grau de instrução e idade. Os únicos requisitos são: interesse na temática em estudo e na troca de saberes.


PROFESSORES
Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular

Danielle Franco Da Rocha
Doutora em História Social pela PUC-SP, Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Professora e Pesquisadora do Instituto Bixiga. Professora do Curso de História da Faculdade Sumaré. Professora do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Atua com os seguintes temas: História Social da Cidade, Educação Patrimonial, História Brasileira e Latino Americana. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder (NEHTIPO) e do Centro de Estudos de História da America Latina (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP.

Edimilsom Peres Castilho
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ibirapuera – UNIB. Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP e do Curso de Especialização em Arquitetura e Urbanismo do SENAC-SP. Atua com os seguintes temas: História Social da Cidade, Arquitetura e Urbanismo, Educação Patrimonial, Mapeamento e Informação em Cidade, Planejamento Territorial. Pesquisador do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP.

Eribelto Peres Castilho
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor do Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP). Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Atua nos seguintes temas: História e Economia Brasileira e Latino Americana, Direito, Sociologia, Serviço Social. Pesquisador do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder (NEHTIPO), do Centro de Estudos de História Latino-Americana (CEHAL) e do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), todos ligados ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP.


Datas: 14, 21 e 28 de maio e 04 de junho de 2019CANCELADO
4 dias de aula
Horário: das 14h00 às 16h30
Carga horária: 12h                                                                                                                               Valor: R$ 300,00 à vista – R$ 360,00 (02 vezes) vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.

Compartilhar