A antiquíssima Biblioteca Apostólica Vaticana, conhecida por “IVA”, criada oficialmente em 1475.

O papa Francisco acaba de nomear o novo bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana. Trata-se de dom Angelo Vincenzo Zani, 72 anos, graduado em Filosofia, Teologia e Ciências Sociais e doutor em Teologia pela Lateranense de Roma. Tive a oportunidade de conhecê-lo (diz o Sr. José Carlos Marçal de Barros – Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brando Barbosa do Rio de Janeiro, Diretor Executivo do Museu de Arte Sacra de São Paulo e do Instituto Paulista de Arte e Cultura). Trata-se de um homem culto e humano. Respondendo pela Congregação para a Educação Católica, defendia que as escolas católicas, inclusive suas bibliotecas, devessem primar pela justiça social. A Biblioteca Apostólica Vaticana é a mais antiga biblioteca da Europa. Possui mais de 8,3 mil incunábulos (livros impressos nos primórdios da imprensa, por volta do século XV), 150 mil códices manuscritos, 100 mil gravuras e desenhos, 300 mil moedas e medalhas e quase 20 mil objetos de valor artístico. Parcela significativa do acervo foi digitalizada para facilitar o acesso a este tesouro. Novos ares lá, novos ares aqui.