Com peças do acervo de numismática do Museu de Arte Sacra de São Paulo, a mostra “A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História” exibirá 60 medalhas papais comemorativas dos séculos III ao XXI, no Museu Janete Costa de Arte Popular, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro.

As medalhas exibidas foram confeccionadas em diversos metais e medem de 1,4 cm a 16 cm de diâmetro. Destaque para a Medalha João Paulo II, que foi o criador da JMJ.

A visita permite uma leitura cronológica das obras. A expografia reproduz a Praça de São Pedro, no Vaticano, como em um “pano de boca de ópera”, o que ambienta o visitante no espaço em que o público acompanha o conclave (a eleição do papa). A exposição traz biografias dos papas representados nas medalhas exibidas e conta trechos importantes da história da Igreja Católica.

A mostra traz um recorte do acervo de medalhas papais, apresentando peças em ouro, prata e cobre. As peças exibem eventos e diretrizes relativos ao papa em questão, além de prestar homenagem a papas do passado.