O livro analisa o período de maior autonomia administrativo-financeira da Irmandade de São Benedito da cidade de São Paulo, momento em que a Igreja do Convento de São Francisco esteve sob seus cuidados. Resultado de pesquisa documental, que se valeu de fontes primárias e de periódicos que circularam entre o século XIX e os primeiros anos do século XX, insere a confraria dos irmãos beneditos (assim eram eles conhecidos) no debate historiográfico a respeito dos lugares de sociabilidade negra da capital paulista, das irmandades de homens e mulheres “de cor” e dos espaços abolicionistas.

Capa

A partir de meados do século XIX, atentos ao contexto social que os envolvia, particularmente aos movimentos em defesa da libertação dos cativos que começam a surgir, os pretos de São Benedito vislumbraram o momento oportuno para substituir a imagem de São Francisco pela de São Benedito no altar principal da igreja, mudar a titularidade do templo e ainda reivindicar para si a posse daquele espaço. Por mais de oitenta anos, cuidaram das reformas, construções, festas e realizaram enterros no local, transformando-o em um dos marcos da resistência negra no centro da capital paulista.

Autor
Alvaci Mendes da Luz
é mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integra a Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil e os grupos de pesquisa Estudos da Paisagem, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU-UFAL), e Rastros, da Universidade São Francisco (USF). Estuda a presença franciscana na colônia portuguesa das Américas durante os períodos colonial e imperial, particularmente na região Sudeste, bem como a irmandade de pretos dedicada a São Benedito e instalada originalmente no Convento de São Francisco, em São Paulo. Atua no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da USF.

Alvaci Mendes da Luz

Lançamento do livro: “UM PRETO NO ALTAR – Resistência e protagonismo em um território de disputas”
Data:
11 de março de 2023
Horário: 11h
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo. Av. Tiradentes, 676, Luz. São Paulo/SP
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz (sujeito a lotação)

Compartilhar