A santidade está presente na história da Igreja Católica desde seus primórdios, quando os primeiros seguidores de Cristo procuravam imitá-lo através do martírio. Gradativamente, a representação deste conceito se modificou, ganhando elementos políticos elaborados pela Igreja como forma de controle e aprofundamento das relações institucionais com cada localidade. Nesse sentido, o processo de canonização de Antônio Galvão de França representa importante marco para a introdução do Brasil no cenário católico universal. Portanto, o objetivo principal desta obra é analisar o ato de beatificação e de canonização do primeiro santo brasileiro como um processo histórico e, através dele, identificar, por meio de suas virtudes heroicas descritas no documento (processo de canonização), uma nova abordagem possível para esta documentação e, ao mesmo tempo, demonstrar a ocorrência de um processo de construção simbólica da memória de santidade, que envolveu grupos sociais interessados em sua promoção à condição de santo, possibilitando o sucesso desta canonização e, assim, promover a “construção processual da santidade”.

Leandro Faria de Souza: graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), com foco na colonização e religiosidade na América Espanhola. . Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , com a dissertação intitulada Juan Diego, Modelo Indígena De Santidade Branca:Representação, Sincretismo E Identidade No México Do Século XVII e Doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade de São Paulo(, com a tese intitulada:A Construção Processual Da Santidade

Data: 11 de junho de 2022 (sábado)
Não é necessário fazer inscrição.
Informações: (11) 5627.5393 – biblioteca@museuartesacra.org.br
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43