Objetivo:
A palestra terá como tema a apresentação da viagem ou curso in loco no Irã que o Museu de Arte Sacra de São Paulo e a Latitudes – Viagens de Conhecimento estão promovendo para o período de 16 a 28 de maio, 2020. Serão abordados temas gerais da cultura persa, uma apresentação ilustrada do roteiro da viagem, locais de visitação, hotéis além de detalhes importantes sobre hábitos locais, normas para vestimenta feminina, a moeda iraniana, aspectos da culinária, usos e costumes, além de mostrar a generosidade e a receptividade do povo iraniano.

A Rota da Seda foi o maior eixo comercial de todos os tempos. A seda, objeto por excelência do desejo dos abastados e poderosos da Europa e do mundo árabe, cujos segredos de fabricação eram dominados pelos chineses, foi escolhida como símbolo dessa imensa rede de comunicação que, além de produtos e especiarias, estabeleceu grandes conexões de cultura e saber. O platô iraniano controlou efetivamente a via terrestre da Rota da Seda nos eixos que derivavam para o norte e para as margens do mar Cáspio, e fez com que ali prosperassem riquezas e as mais belas cidades persas de Isfahan, Yazd e Shiraz, centros de conhecimento que deram origem a grandes sábios, pensadores e poetas. Na companhia ilustre de um historiador, você irá conhecer a alegre hospitalidade de um povo que guarda orgulhoso o legado de um dos maiores impérios da antiguidade e tesouros incalculáveis como as ruínas de Pasárgada e Persépolis.

Palestrante:
Prof. Plinio Gomes é Historiador e Mestre pela USP, tradutor e conferencista. Publicou vários artigos acadêmicos, além do livro Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Viveu na Itália por dez anos e transferiu-se em seguida para Damasco (Síria), onde se dedicou ao estudo do Islam e da cultura árabe. Atualmente desenvolve projetos ligados à arte islâmica e à história das relações entre o Ocidente e o Oriente, além de ministrar cursos em instituições como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Sacra (MAS), Centro Cultural Universitário Maria Antônia (USP), Centro de Pesquisa e Formação (SESC) e Casa do Saber.

Datas:
11 de junho de 2019 (terça-feira) às 14h
24 de agosto de 2019 (sábado) às 10h
Não é necessário fazer inscrição, por ordem de chegada, capacidade da sala 70 lugares.
Informações: (11) 5627.5393 – mfatima@museuartesacra.org.br
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43

Ao final da palestra será oferecido o certificado de participação.