Museu de Arte Sacra inaugura a exposição
“iL Cristo Velato”

A mostra temporária reúne arte, história, religiosidade e tecnologia
para ressaltar o dia de Corpus Christi

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta, a partir de 04 de junho, dia de Corpus Christi, a exposição temporária “iL Cristo Velato”, com curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho. A mostra apresenta obras do acervo do MAS e uma projeção volumétrica da escultura “il Cristo Velato”, do século XVIII e uma das maiores obras-primas de todos os tempos.

Feita pelo grande artista napolitano Giuseppe Sanmartino (1723-1793), a obra, que representa Cristo morto, foi esculpida em um único bloco de mármore, em 1753, para a Capela Sansevero – Nápoles, Itália. A cidade de Nápoles  encanta todos que a conhecem. Por onde o visitante andar, nas ruas  ou nos interiores de capelas, museus e igrejas, o olhar se depara com as belezas que, durante séculos, foram produzidas por seus artistas e artesãos. Entre tantos monumentos, destaca-se a Capela de Sansevero, planejada por  Raimondo de Sangro, Príncipe de Sansevero, na segunda metade do século XVIII. No interior da capela destacam-se grupos de preciosas esculturas, nos quais membros da família são representados por figuras alegóricas. O “Cristo Velato” é uma dessas esculturas singulares.

Nela, o Cristo apresenta-se deitado sobre um colchão rudimentar, apoiado por duas almofadas e velado por um sudário finíssimo, disposto de forma tão rente ao corpo que não parece ser um trabalho feito em mármore. O resultado do trabalho gerou a lenda de que o alquimista Raimondo di Sangro teria ensinado ao escultor a calcificação do tecido em cristais de mármore.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, graças à moderna tecnologia e à concessão da autorização dada pelo Museo Capella Sansevero, proporcionará aos seus visitantes a possibilidade de admirar uma reprodução realizada com projeção volumétrica idêntica à original.


Exposição “il Cristo Velato”
Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho
Abertura: 04 de junho de 2015, quinta-feira, às 11h
Período: 04 de junho a 02 de agosto de 2015
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas
Horário: quarta a sexta-feira das 9h às 17h; sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); Grátis aos sábados.
Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes
Número de obras: cerca de 20
Dimensões: Variadas


Imprensa

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Roseane Sobral | Lourdes Esteves | Fernanda Portela
Assessoria de Comunicação
Tel.: (11) 5627.5393 – comunicacao@museuartesacra.org.br

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Renata Beltrão: (11) 3339-8166 – rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes: (11) 3339-8243 – jmferreira@sp.gov.br


O museu

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista.

A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, ultima chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979.

Tem grande parte de seu acervo também tombado pelo IPHAN, desde 1969, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antonio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.

Presidente do Conselho de Administração – José Oswaldo de Paula Santos
Diretor Executivo – José Carlos Marçal de Barros
Diretor de Planejamento e Gestão – Luiz Henrique Marcon Neves
Diretora Técnica – Maria Inês Lopes Coutinho

Compartilhar