O Museu de Arte Sacra de São Paulo se une ao Consulado Geral da Grécia para incentivar as celebrações em homenagem ao bicentenário de independência, sob o tema “Liberdade e Revolução – 1821 / 2021”.

CLIQUE NA IMAGEM

Temos a honra de convidá-los a participar dessa singela homenagem ao amado povo grego, pelo Bicentenário de sua libertária revolução de independência, promovida pelo Instituto de Letras – Setor Grego da Uerj, pela Embaixada da Grécia e Consulado Geral da Grecia em São Paulo, pela Universidade Democritus da Trácia e pelo Núcleo de Estudos de Antiguidade – NEA/UERJ sob os auspícios do Comitê Oficial para eventos comemorativos pelo Bicentenário da Grécia greece2021.gr / ελλάδα 2021.gr. (Clique e abra o link).

O evento ocorrerá entre os dias 22 e 25 de março e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube:

NÃO É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO.

Uma lista de chamada será disponibilizada durante cada seção,
caso o ouvinte requeira um certificado de participação.

Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, construído por Frei Galvão (1739 -1822) primeiro santo brasileiro, canonizado na cidade de São Paulo em 2007, pelo Papa Bento XVI.

O evento comemorativo terá por objetivo não somente celebrar a memória dos acontecimentos que marcaram a História Moderna da Grécia, mas, sobretudo, fazer revelar, por meio de intelectuais e artistas envolvidos no projeto, a relação de amizade e admiração mútuas construídas entre os países nos últimos 200 anos. As atividades também contarão com participantes de outros países envolvidos em estudos e produções culturais relativas à identidade grega, o que revela o esforço produzido pela comunidade acadêmica mundial de cooperação e integração do conhecimento. As palestras irão girar em torno de quatro pilares / eixos temáticos que serão a seguir listados.

O ano 2021 será marcado pela comemoração do Bicentenário da Revolução da Grécia (1821), ato constitutivo do Estado Grego Moderno. Por tal evento ocorrer um ano antes da Proclamação de Independência do Brasil (1822), ambas as nações compartilharam do mesmo contexto histórico de constituição e afirmação de suas respectivas identidades político-culturais. Desde então, suas trajetórias como estados soberanos se entrelaçaram, dando início a uma relação diplomática de respeito e amizade e a um profícuo intercâmbio cultural entre nossos povos, que merecem ser imortalizados na memória de ambos.

Sendo assim, a Embaixada da Grécia em Brasília, o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e o Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro estão promovendo o evento Liberdade e Revolução 1821-2021: o nascimento da Grécia Moderna / Επανάσταση και Ελευθερία 1821-2021: η αρχή της Σύγχρονης Ελλάδας sob os auspícios do Ministério das Relações Exteriores da Grécia e do Comitê Especial de Comemoração 2021 (greece2021.gr / ελλάδα 2021.gr). (Clique e abra o link).

(1º) O 1821 NA GRÉCIA E NO MUNDO – A Revolução de 1821 como capítulo fundamental na História da Grécia e peça chave no quebra-cabeça da História Mundial: esse pilar contempla o contexto político-militar que conduziu a Grécia ao seu processo revolucionário, considerando não apenas seus principais atores e etapas de conquistas, mas também o contexto ideológico que levou as grandes potências europeias a se unirem à antiga Hélade pela sua libertação.

(2º) GRÉCIA NO CURSO DE 200 ANOS – Grécia hoje, após o curso de 200 anos: nesse pilar privilegiaremos a trajetória histórica da nação grega nos últimos dois séculos, no que concerne ao enlace da história grega com a brasileira. Sendo assim, também serão tratados os assuntos relativos à formação da comunidade helênica no Brasil, relações diplomáticas entre ambos os países, e todas as consequências de tão auspicioso encontro cultural.

(3º) OS GREGOS QUE DEIXARAM SUA IMPRESSÃO NO MUNDO – Perfil dos gregos que deixaram sua marca no mundo nos últimos 200 anos: esse pilar contempla as personalidades gregas que projetaram a imagem da Grécia moderna para todo o mundo, deixando sua marca indelével nas mais diversas atividades humanas: música, esportes, artes plásticas, medicina, tecnologia, economia, humanidades, política etc.

(4º) 2021 COMO JANELA PARA O FUTURO DA GRÉCIA – esse pilar deverá contemplar os prognósticos e comportar os sonhos daqueles que imaginam os possíveis rumos da Hélade nas décadas vindouras.

Veja abaixo a pintura de Teodoros Vryzakis que representa o Nascimento da Grécia Moderna .

O bispo da Velha Patras Germanos abençoa a bandeira da Revolução, hasteada em 25 de Março de 1821 no Monasteiro de Agia Lavra em Kalavrytas, (Acaia – Norte do Peloponeso) na Guerra da Independência, contra domínio Otomano.