MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Objetivo geral:
Trajetar a história da criação da cidade de São Paulo, saber dos primeiros habitantes deste território, a chegada do europeu, os jesuítas e sua influência na formação da cidade.

Objetivos específicos:
1- Trazer um novo olhar para a metrópole, conhecimento histórico de sua caminhada.
2- Desenvolver no aluno a curiosidade pelas urbes de sua convivência diária.
3- Ampliar o saber de quem habita a São Paulo de Piratininga.

Ementa
Este curso on-line propõe uma viagem na cotidianeidade da maior cidade da América do Sul.

– Seus habitantes pré-colonização
– A chegada dos europeus
– A presença da igreja na construção da cidade
– Os Jesuítas
– O Bandeirantismo
– Uma cidade que cresce com o país
– As várias cidades na mesma cidade
– O Brasil e o Estado de São Paulo

A QUEM SE DESTINA
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Prof. Dr. Roberto Coelho  Barreiro Filho
, Possui graduação em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Professor do Museu de Arte Sacra há oito anos. Doutor em História pela PUCSP.

Datas: 20, 27 de agosto – 03, 10, 17 de setembro de 2020. (Quintas-feiras)
Horário: das 19 às 21h30 – aula até as 21 horas e meia hora de plantão do professor para sanar as dúvidas (das 21h às 21h30)
Valor: R$ 200,00 a vista ou R$ 250,00 (02 vezes) – transferência ou depósito bancário
Vagas limitadas