METODOLOGIA
Curso presencial

Objetivo Geral
Promover uma aproximação da voz cantada, por meio do conhecimento do aparelho vocal, em seus aspectos fisiológicos e sensoriais. Apresentar ferramentas que proporcionem o desenvolvimento de habilidades primárias para a prática vocal, seja ela individual ou coletiva.

– Entender aspectos básicos da fisiologia da voz;
– Desenvolver a respiração adequada para o canto;
– Entender os parâmetros para a classificação vocal;
– Promover autonomia para montar um aquecimento vocal individual;
– Possibilitar uma prática vocal saudável;
– Proporcionar uma vivência de canto coletivo.

Ementa
Este curso foi organizado em quatro encontros, a fim de apresentar –  de forma teórica e prática – aspectos elementares para uma prática vocal saudável, bem como proporcionar ferramentas para o estudo inicial do canto.

Público alvo / escolaridade
Interessados no assunto, com ou sem experiência musical anterior. Não há pré-requisitos de escolaridade.

Sobre a docente:
Denise Castilho Cocareli
Doutoranda na área de Performance em Regência Coral pela ECA-USP, obteve título de Mestre em Música e é graduada em Licenciatura em Música pela mesma instituição, atuando, ao longo de sua formação acadêmica, especialmente nas áreas de Regência Coral e Educação Musical. Atualmente, é Regente titular do Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo e professora de Iniciação Musical e Canto Coral do Programa Guri Capital e Grande SP. Estudou técnica vocal com Adriano Vasconcelos e Rose Moreira.

Programa:
09 de março de 2023
A produção da voz humana
Sistema fonador; Aparelho respiratório e respiração no canto; As cavidades de ressonância; O corpo na voz; Exercícios preliminares de respiração e vocalização; Prática vocal coletiva 1.

16 de março de 2023
A voz cantada e o gesto vocal
Propriedades do som na voz; Afinação; Vibrato; Noção de apoio; Classificação vocal; Registros e passagens; Exercícios de respiração, vocalização e articulação; Prática vocal coletiva 2.

23 de março de 2023
A técnica vocal
Classificação vocal preliminar dos(as) alunos(as); Articulação de vogais e consoantes no canto; Mobilidade e agilidade vocal; Fortalecimento das pregas vocais; Exercícios para preparação do texto; Prática vocal coletiva 3.

30 de março de 2023
A voz em suas diferentes práticas: cuidados vocais
Diversidade no canto; Higiene vocal para o canto; Alterações vocais e suas consequências; Montando um aquecimento vocal individual; Prática vocal coletiva 4.

Datas: 09, 16, 23 e 30 de março de 2023 (quintas-feiras)
Aulas
: Das 14 às 16h30
Carga horária:10 horas