Colecionar… para que e para quem?

O recorte desta investigação terá como foco o tratamento das coleções dos museus a partir das práticas curatoriais. Entenda mais nesse encontro para professores.

Esse encontro busca investigar o que é coleção, exposição e curadoria a partir da linguagem curatorial do MAS, das obras do seu acervo e suas reproduções.

O hábito de colecionar está intimamente ligado à formação dos museus. Mas o quê, por que e como colecionar? Para quê? Para quem?

Esse encontro propõe o recorte desta investigação com foco em como as coleções dos museus são tratadas a partir das práticas curatoriais, entendendo a curadoria como uma construção de sentidos que se concretiza na relação entre o objeto e o público no espaço expositivo, seja nos museus, espaços culturais, galerias, sites ou dentro das salas de aula.

A análise partirá da linguagem curatorial do MAS-SP a respeito das obras do seu acervo, de suas reproduções e de como as especificidades de local e plataforma de cada exposição interfere na construção do diálogo com o público visitante. Serão analisadas as exposições Arte Sacra através do tempo, Arte Sacra para Ver e Sentir e o Museu de Arte Sacra visto de perto.

Dia: Quarta, 28 de Abril.
Hora: 14h às 16h30
Local: Plataforma Google Meet

O encontro ocorrerá virtualmente através da plataforma Google Meet.

É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Inscreva-se até 25 de Abril: http://tiny.cc/dialogoscuratoriaismas

Siga o #MAS nas redes sociais @MuseuArteSacra.