Abaixo, confira as possibilidades de roteiros para seu grupo. Todos eles podem ser realizados com tempo de duração entre 45 e 90 minutos, e são adaptáveis para diversas faixas etárias e ciclos de ensino.

BARROCO
Os séculos XVII e XVIII compõem um período de profundas transformações políticas e sociais. Esta visita busca investigar por meio das características formais (expressividade e dramaticidade) de algumas obras do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, o que foi o período do Barroco no Brasil.

BRASIL COLÔNIA
A partir da coleção de obras do período colonial do Museu de Arte Sacra de São Paulo e do edifício no qual ele está inserido, o Mosteiro da Luz, este roteiro visa discutir o período colonial, a constituição da sociedade brasileira e a participação da Igreja Católica nesse processo.

BRASIL IMPÉRIO
Nesse roteiro, podemos abordar as relações da formação da independência brasileira com o catolicismo, compreender parte dos costumes da sociedade nessa época, visualizando a linha do tempo que vai do crescente desenvolvimento do estado desde os tempos coloniais, passando pelo auge da economia cafeeira até a produção contemporânea.

CULTURAS POPULARES
Este roteiro visa refletir sobre a transmissão de tradições e a cultura popular brasileira. Para isso, são propostos dois eixos condutores: a cultura material, marcada pela observação de esculturas, pinturas e artefatos; e a cultura imaterial, caracterizada pela oralidade, memórias e festejos que povoam o imaginário das comunidades e dos participantes.

DESENHANÇA
A fim de propiciar a apreciação estética do acervo do MAS-SP a partir de uma perspectiva interdisciplinar, foram desenvolvidos quatro roteiros temáticos: desenho de figura humana, desenho de paisagem/arquitetura, desenho de natureza e desenho de moda. Tanto aqueles participantes que já têm o hábito de desenhar como aqueles que nunca o fizeram, são estimulados a registrar sua percepção do acervo.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
A visita busca promover a investigação sobre como a sociedade se apropria culturalmente de elementos, tangíveis ou não, visando o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o patrimônio histórico. A partir da promoção de vivências individuais compartilhadas coletivamente durante os momentos de observação e de diálogo, os participantes são convidados a refletir sobre as relações traçadas por meio dessas heranças históricas, a atualidade e o futuro da sociedade.

IMAGEM E REPRESENTAÇÃO
O tema da representação e seus modos de ser serão abordados sob dois aspectos: o da forma (imagens, esculturas, desenhos, fotografias etc.), e o do discurso (falas, textos, instituições etc.). Com esta visita, pretende-se estimular a reflexão sobre a construção de representações, salientando como elas podem difundir histórias e identidades coletivas ou individuais.

MATERIAIS E TÉCNICAS
Antes de uma escultura ficar pronta, ela é matéria prima. A partir dessa afirmação, serão apresentados materiais e técnicas com os quais foram construídas algumas esculturas que fazem parte do acervo do Museu. O que acontece entre a captura dos materiais e o objeto em exposição e como transformar esses materiais em figuras reconhecíveis? Seguiremos com uma breve discussão sobre o que motiva as pessoas a manipularem recursos da natureza para transformá-los em arte.

ONDE ESTÁ?
Nesse roteiro para crianças, faremos uma divertida busca a objetos, cores e animais escondidos nas obras da exposição de longa duração “Arte Sacra Através dos Séculos”. Os recursos utilizados serão a mímica, onomatopeias e até lupas especiais.

Para agendar uma visita educativa no Museu de Arte Sacra de São Paulo, preencha o formulário disponível em: https://forms.gle/dErLkZzkFP1ZbUN67. Em seguida, a equipe irá entrar em contato para dar seguimento à sua solicitação.

Quaisquer dúvidas ou necessidades específicas, entre em contato conosco pelo e-mail: agendamento@museuartesacra.org.br ou  pelo telefone (11) 3326 3336, ramal 1.

Compartilhar