O Educativo do Museu de Arte Sacra de São Paulo organiza visitas educativas para grupos escolares de diferentes ciclos desde a Educação Infantil até os ensinos Técnico e Superior.

São oferecidas visitas presenciais e virtuais em dois horários: 9:30hs e 14:30hs, para grupos de, no máximo, 45 alunos.

Que tal conhecer as sugestões de roteiros desenvolvidas pela equipe do núcleo educativo?

Para garantir sua visita o agendamento deve ser feito, pelo menos, com uma semana de antecedência ao dia desejado. As visitas presenciais e virtuais são agendadas através do Formulário de Solicitação de Agendamento

O tempo de visita e detalhes do atendimento poderão ser adaptados caso a caso.

ROTEIROS

BARROCO

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Superior e Técnico.

Duração em formato online ou presencial: Até 90 minutos.

Resumo: Os séculos XVII e XVIII compõem um período de profundas transformações políticas e sociais. Esta visita busca investigar por meio das características formais (expressividade e dramaticidade) de algumas obras do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, o que foi o período do Barroco no Brasil.

COLECIONISMO

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio, Ensino Superior e Técnico.

Duração em formato online ou presencial: Até 90 minutos.

Resumo: O acervo do MAS-SP é composto de coleções que podem ser vistas por vários ângulos: obras sacras, religiosidade popular, estilos artísticos, arquitetura e história, entre outros. Pensando nas transformações que caracterizam tanto a cidade quanto a sociedade, este roteiro aborda as dimensões pública e pessoal do ato de colecionar, explorando os significados identificados durante a atividade, para propiciar a aproximação entre o acervo e os participantes.

COLONIALISMO

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Superior.
Duração em formato online ou presencial: Até 90 minutos.

Resumo: A partir da coleção de obras do período colonial do Museu de Arte Sacra de São Paulo e do edifício no qual ele está inserido, o Mosteiro da Luz, este roteiro visa discutir o período colonial, a constituição da sociedade brasileira e a participação da Igreja Católica nesse processo.

DESENHANÇA

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio, Ensino Superior e Técnico.

Duração em formato online ou presencial: Até 90 minutos.

Resumo: A fim de propiciar a apreciação estética do acervo do MAS-SP a partir de uma perspectiva interdisciplinar, foram desenvolvidos quatro roteiros temáticos: desenho de figura humana, desenho de paisagem/arquitetura, desenho de natureza e desenho de moda. Tanto aqueles participantes que já têm o hábito de desenhar como aqueles que nunca o fizeram, são estimulados a registrar sua percepção do acervo.

FESTAS POPULARES

Público-alvo: Estudantes do Fundamental I, II, Ensino Médio, Ensino Superior e Técnico.

Duração em formato online ou presencial: Até 90 minutos.

Resumo: Por meio do panorama cultural e iconográfico do acervo do MAS-SP, este roteiro visa apresentar as festas populares, sobretudo os festejos juninos, sob a ótica da pluralidade cultural. O objetivo é refletir sobre a participação da cultura popular na transmissão de tradições do período colonial até os dias de hoje. Para isso, são propostos dois eixos condutores: a cultura material, marcada pela observação de esculturas, pinturas e artefatos; e a cultura imaterial, caracterizada pela oralidade, memórias e festejos que povoam o imaginário das cidades e dos participantes. Serão realizadas atividades lúdicas associadas às festas populares.

IMAGEM E REPRESENTAÇÃO

Público-alvo: Estudantes de Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio, Ensino Superior e Técnico.

Duração em formato online ou presencial: Até 90 minutos.

Resumo:  Será abordado o tema da representação sob dois aspectos: o da forma (imagens, esculturas, desenhos, fotografias etc.) e o do discurso. Com esta visita, pretende-se estimular a reflexão sobre a construção de representações de histórias, memórias e identidades, seja de grupos ou de indivíduos. Serão trabalhados os conceitos de signo e símbolo, para que os participantes possam compreender seus papéis como agentes ativos no processo de construção da identidade individual e coletiva.

MATERIAIS E TÉCNICAS

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio, Ensino Superior e Técnico.

Duração em formato online ou presencial: Até 90 minutos.

Resumo: Antes de uma escultura ficar pronta, ela é matéria prima. A partir dessa afirmação, serão apresentados materiais e técnicas com os quais foram construídas algumas peças do acervo. O que acontece entre a captura dos materiais e o objeto em exposição e como transformar esses materiais em figuras reconhecíveis? Seguiremos com uma breve discussão sobre o que motiva as pessoas a manipularem recursos da natureza para transformá-los em arte.

MODERNISMO

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Superior e Técnico.

Duração em formato online ou presencial: Até 90 minutos.

Resumo: O panorama das artes brasileiras começou a sofrer uma mudança profunda no século XX, cujo marco adotado foi a Semana de Arte Moderna de 1922. Essa visita busca investigar as origens do Modernismo e seus desdobramentos estéticos, socioculturais e políticos, a partir da relação com as obras do MAS-SP.

ONDE ESTÁ?

Público-alvo: Alunos entre 3 e 6 anos de idade (ouvintes e com deficiência).

Duração em formato online ou presencial: Até 60 minutos.

Resumo: Os alunos do ensino infantil participam da visita “Onde está?”, uma divertida busca a objetos, cores e animais escondidos nas obras da exposição virtual “O Museu de Arte Sacra Visto de Perto”, ou na exposição de longa duração “Arte Sacra Através dos Séculos“. Os recursos utilizados serão mímicas, onomatopeias e até lupas especiais! Após as descobertas, todos serão convidados para participar de uma oficina onde aprenderão a fazer um pássaro de papel que bate suas asas.

Compartilhar