O Educativo do Museu de Arte Sacra de São Paulo produz uma série de materiais educativos a fim de que os diferentes públicos que nos visitam possam ter uma experiência prazerosa, lúdica e reflexiva sobre o acervo e o edifício do Mosteiro da Luz, local em que está instalado.

Que tal explorar um pouco mais sobre nosso Museu?

Explore o Museu de Arte Sacra – Professores

A publicação Explore o Museu de Arte Sacra Professores apresenta o acervo do museu a partir de sete temas macro: escultura, pintura, mobiliário, numismática, presépios, Mosteiro da Luz e Museu de Arte Sacra.

O objetivo dessa publicação é fornecer subsídios para a prática pedagógica do professor bem como para a organização da visita com grupos escolares ao Museu.

Os textos são escritos de forma a introduzir o leitor ao universo de questões que podem ser abordadas com os educandos a partir da observação do acervo de maneira interdisciplinar.

Para aqueles que quiserem se aprofundar sobre os assuntos tratados há a indicação de referências bibliográficas.
Por fim, há sempre uma proposta de atividade para compartilhar com os alunos. As propostas podem ser aplicadas antes, depois ou até mesmo durante a visita ao Museu.

Boa descoberta!

Explore o Museu de Arte Sacra – Profissionais de Turismo

Imagine um lugar no centro de São Paulo que reúne um dos edifícios mais antigos da cidade, o último exemplar de chácara conventual da cidade e um acervo com diferentes tipologias.

Este espaço é o Museu de Arte Sacra! É possível elaborar diferentes roteiros para explorá-lo 😉

Pensando nisso, criamos a publicação “Explore o Museu de Arte Sacra: profissionais de Turismo” para sistematizar e ampliar as informações discutidas no Encontro para Profissionais de Turismo. Nele reunimos tudo o que você precisa para nos visitar por aqui.

Também sugerimos espaços culturais na cidade que dialogam conosco e centros de compra, cafés e restaurantes na região do Bom Retiro.

Assim, vale a pena estender o passeio para outros pontos de interesse e, entre uma atração e outra, fazer uma pausa para repor as energias.

Mapa para desenhar pelo Museu

Como você costuma lembrar dos lugares que visitou? Suas lembranças são registradas em fotografias ou fazendo check-in em redes sociais? Que tal conhecer o Museu de Arte Sacra de uma forma diferente?

O Mapa para desenhar pelo Museu é um convite para percorrer o espaço de uma forma diferente a partir de riscos e rabiscos. Propomos trilhar nosso espaço a partir de alguns percursos de desenhos que se dedicam a observar aspectos da figura humana, arquitetura/paisagem, natureza e moda.

Mapa, lápis e papel na mão? Agora é só escolher por onde começar.

Quem quiser pode compartilhar seus desenhos com a gente pelas redes sociais do @MuseuArteSacra. É só lembrar de usar a hashtag #desenhanca .

Território Vivo

Será que uma cidade pensada na escala humana e não apenas no traço do arquiteto ou na caneta dos administradores, é possível? Qual o papel do museu na sociedade em que vivemos? De que forma podemos estreitar as barreiras entre o Museu e o território?

Convidamos todos a conhecer um pouco mais sobre o território Luz/Bom Retiro a partir do olhar daqueles que o habitam. O Educativo, por meio de um projeto de história oral, procurou conhecer um pouco mais sobre os diferentes agentes que circulam por essa região central da cidade de São Paulo, onde o Museu está instalado.

Clique aqui para acessar os depoimentos coletados.

Compartilhar