MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Apresentação
“E viveram felizes para sempre” talvez seja uma das frases mais utilizadas em toda a história. Quem não deseja um final feliz? Torcemos para que o casal perfeito que sofreu tanto ao longo de uma narrativa possa, finalmente, ficar juntos e selar essa eternidade em um beijo apaixonado.

Independentemente do tema ou da linguagem, toda obra de arte nos convida a pensar em um antes e em um depois que direcionam o nosso olhar e organizam o modo como a vemos. Essa dimensão narrativa presente em toda obra de arte é que possibilita que pensemos no final feliz e para além dele.

Este curso oferece caminhos para questionarmos a felicidade a partir das obras de arte, tanto a partir daquilo que elas narram como no que direcionam nossos olhares como possibilidades narrativa. Tal questionamento nos faz descobrir modos de ver o mundo, a arte, ao outro e a nós mesmos.

 Objetivo geral
Analisar os conceitos de narratividade e felicidade na obra de Arte (privilegiando as artes visuais, a arquitetura, o teatro e a literatura), em articulação com o tempo e os estilos que conformam o pensamento artístico.

Objetivos Específicos
– Diferenciar narrativa de narratividade e aplicar os elementos próprios na construção do sentido da obra de arte.
– Compreender a arte como linguagem e suas relações com o tempo e a sociedade.
– Reconhecer e apreciar as formas por meio das quais a arte manifesta elementos que constituem a suas narrativas e narratividade;
– Analisar, contextualizar e fruir obras de arte.
– Relacionar impressões pessoais e a construção do sentido nas obras de arte, de acordo com elementos próprios das linguagens artísticas.
– Inter-relacionar elementos estéticos, literários, religiosos, filosóficos e culturais próprios da dimensão simbólica e histórica dos campos artísticos.
– Analisar diferentes conceitos de felicidade em interface com compreensões contemporâneas.
– Interpretar obras de arte a partir de elementos semióticos.

 Ementa
Este curso, em seis encontros, investiga as relações entre acontecimentos e felicidade tal como representados nas obras de arte através do tempo. Além disso, nos faz pensar em

Programa

01 de fevereiro de 2022
Aula 1: ERA UMA VEZ A FELICIDADE NA OBRA DE ARTE

A NARRATIVIDADE NA ARTE: conceito de narratividade; a representação do tempo no texto artístico; o papel do público – a interação e a impressão de tempo.

FILOSOFIA DA FELICIDADE: o que é ser feliz?; uma concepção histórica da felicidade; a felicidade e a arte; a eterna busca pela felicidade eterna.

08 de fevereiro de 2022
Aula 2: EM BUSCA DO FINAL FELIZ NA ARTE MEDIEVAL

O TEMPO NA ARTE MEDIEVAL: o tempo e a representação do tempo no pensamento medieval; o tempo que merece ser representado nas obras de arte medievais; a construção da narrativa medieval; a narração e a narratividade em obras medievais exemplares.

O FINAL FELIZ NA ARTE MEDIEVAL: o que é ser feliz no pensamento do homem medieval; Como se representa a felicidade na arte medieval: o profano, o sagrado.

15 de fevereiro de 2022
Aula 3: EM BUSCA DO FINAL FELIZ NO RENASCIMENTO E NO BARROCO

O TEMPO NA ARTE RENASCENTISTA: o tempo e a representação do tempo no pensamento renascentista; o tempo que merece ser representado na arte renascentista; a construção da narratividade renascentista, maneirista e barroca; o carpe diem; o tempus fugit;

O FINAL FELIZ NAS ARTES RENASCENTISTA E BARROCA: o amor como solução ou como dilema? Há amor que seja, de fato, final feliz? a felicidade como o equilíbrio em todas as coisas e a realidade do desequilíbrio;  a teatralização da felicidade como modo de ser feliz; o jogo de opostos como máscaras da felicidade; o fausto e a corte como sinônimos da felicidade..

22 de fevereiro de 2022
Aula 4: A BURGUESIA BUSCA O FINAL FELIZ NA ARTE

A FELICIDADE ENQUANTO IDEALIZAÇÃO DA REALIDADE: ideais e valores para ser feliz; a busca pela família feliz; a construção de um projeto de felicidade; a felicidade é exótica; a felicidade é dolorosa; a felicidade é sobrenatural; ser infeliz é o novo feliz.

O FINAL FELIZ ESTÁ EM UMA OUTRA REALIDADE: a denúncia da infelicidade; o desejo de compreender a realidade; a sacralização do pensamento burguês como final feliz; a narração e a narratividade em obras exemplares.

08 de março de 2022
Aula 5: A MODERNIDADE, O MODERNISMO E A BUSCA PELO FINAL FELIZ

NARRATIVIDADES NA A ARTE MODERNA: a narração e a narratividade em obras exemplares. Sem final, mas feliz.

O FINAL FELIZ ENQUANTO ASPIRAÇÃO SOCIAL: repensar a arte e a realidade; “minha terra tem mais flores”: a busca pela brasilidade feliz; a “maquinização” da felicidade; retirantes da infelicidade; a felicidade está no campo ou na cidade?; vamos de mãos dadas.

O FINAL FELIZ ENQUANTO ASPIRAÇÃO PSÍQUICA: “A vida só é possível reinventada”; o final feliz e transcendente; eu me perco em meu labirinto.

15 de março de 2022
Aula 6: “E VIVEMOS FELIZES PARA SEMPRE?”

NARRATIVIDADES NA A ARTE CONTEMPORÂNEA: a narração e a narratividade em obras exemplares.

O OLHAR TOTALIZANDO DA ARTE CONTEMPORÂNEA:  a busca pela felicidade em todas as direções.

A ARTE DE SER FELIZ HOJE: Lições das obras de arte para um final feliz.

 PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para estudantes de Artes, Filosofia, História, Letras, Linguística, Pedagogia, Psicologia, Design, Teologia e demais pessoas que desejem analisar o tema da Arte como linguagem e desenvolver estratégias para a sua compreensão.

DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a história da Arte (e da Literatura) e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Período:  01, 08, 15 e 22 de fevereiro, 8 e 15 de março de 2022 (terças-feiras)
Horário:  Das 17h às 19h
Valor
: R$ 300,00 à vista
Carga horária: 12 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br

Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

 

Compartilhar