Telas com temas sobre a Natividade celebram o Natal no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dá início às ações que celebram as festividades de final de ano. Na sala de exposição temporária, abre a mostra “”E Habitou entre Nós – A Natividade segundo os pintores“, composta por 31 telas de seu acervo, com temas ligados à natividade e assinadas por nomes relevantes do cenário artístico nacional e internacional. A curadoria é assinada por Beatriz Cruz e João Rossi.

O relato de fatos ocorridos de forma marcante e decisiva, no início da Era Cristã, era transmitido de forma oral para que a maioria da população pudesse ter ciência do que e como as coisas ocorreram e o que foi decidido a partir daquele momento. Os registros escritos vêm em um segundo momento. A arte segue o mesmo padrão em suas obras originais. Na Arte Sacra, não é diferente; seus temas dedicados à evangelização, retratam uma filosofia que transpassa a história tanto da igreja como do cristianismo. “É a partir do século II que imagens relativas ao nascimento do Cristo começam a surgir baseadas principalmente nas narrativas orais dos primeiros cristãos. Posteriormente, com a circulação dos textos dos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas, ampliam-se as obras que retratam a Natividade. Desde a Anunciação, feita pelo Arcanjo Gabriel à Maria, até a volta do Egito e os primeiros anos da infância de Jesus, centenas de obras foram produzidas, fixando em nossa memória os eventos ligados ao Natal “, explica João Rossi, um dos curadores da exposição.

A exposição “E Habitou entre Nós – A Natividade segundo os pintores”, com 31 telas e relevos que variam dos séculos XVI ao XX, de importantes autores como Fulvio Pennacchi, Paolo Veronese, Jorge José Eduardo Vedras, Samson Flexor, entre muitos, transmite a ótica com que cada qual viu a história do nascimento e da infância de Jesus. Pinturas italianas, brasileiras, chinesas, ibero-andinas, esculturas portuguesas e obras seiscentistas nacionais, um presépio a ilha da madeira do século XVIII e esculturas do Menino Jesus e de Maria grávida estarão no espaço da exposição.

Da simples montagem dos presépios em casa, rotina comum entre família de várias partes do mundo, até as obras dos grandes mestres que hoje se encontram em museus de diversos países, toda essa produção artística serve como um gatilho à memória de que o verdadeiro sentido do Natal é mais amplo e mais profundo do que apenas ações comerciais ou sociais.

E Habitou Entre Nós – A Natividade Segundo os Pintores
Curadoria: Beatriz Cruz e João Rossi
Duração: de 27 de Novembro a 09 de Janeiro de 2022
Número de Obras: 31
Dimensões: Variadas
Artistas: Paolo Veronese, Samson Flexor, Fulvio Pennacchi, Josefine Ritter, Joaquim José de Gugos, Equipe CIMA-ARQUI 8ª série – Liceu Pasteur, Jorge José Eduardo Vedras, Ana Vitória Monteiro Gomes, Wilma Ramos, Vaste Bergamaschi, Sarah Salvi de Freitas, Palma Vecchio, Ludovico Carracci, Matti Seppãlã, Olympio Milani, Ma Tien Fei, Cavalier Tempesta (Pietro Mulier, O Jovem), D. Lucas Teixeira, Rosalvo Cardoso de Mattos e alguns autores anônimos.
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo | MAS
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Horários: De terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h30)
Ingressos: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (Meia) | Grátis aos sábados
Isenções:
– Crianças até sete anos de idade;
– Idosos (igual ou acima de 60 anos);
– Pessoas com deficiência e um acompanhante;
– Guias de Turismo credenciados pelo Ministério do Turismo (CADASTUR);
– Professores da Rede Pública de Ensino e Organizações Sociais e Instituições Públicas das áreas da Educação e Cultura e associados do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
– Ordens Religiosas e Membros do Clero Diocesano: Bispos, Padres, Freiras e Seminaristas.

Siga o #MAS nas redes sociais @MuseuArteSacra.