OBJETIVO
O curso tem como objetivo o ensino da técnica corrente mineira de douramento e policromia em arte sacra. Em regime de atelier, o aluno aprende de forma prática todas as etapas desta técnica ao desenvolver a pintura completa de uma escultura sacra, de aproximadamente 40 cm, individualmente. Em paralelo as atividades práticas, o conteúdo teórico é repassado, discutindo-se as especificidades de materiais, iconografia, técnicas tradicionais e contemporâneas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Dia 01 – 08 de abril 2019
– Preparação do suporte;
– Selagem;
– Pastiglio (alto relevo);
– Preparação de douramento;
– Encolagem;

Dia 02 – 09 de abril 2019

– Douramento à mordente (ouro italiano tipo prima-prima);
– Polimento do Ouro;
– Impermeabilização;

Dia 03 – 10 de abril 2019
– Iconografia;
– Estudos de cores;
– Florais barrocos, acantos, volutas, rendilhados;
– Esgrafitos tradicionais;

Dia 04 – 11 de abril 2019
– Punção (baixo relevo);
– Veladuras, envelhecimento;
– Marmorizado;

Dia 05 – 12 de abril 2019
– Carnação;
– Flores barrocas;

DOCENTE
Ana Rocha Tropia
é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Técnica de Lisboa, iniciou as atividades de douramento e policromia ainda jovem, seguindo a tradição familiar em sua cidade natal, Mariana MG, onde trabalhou ao lado de grandes mestres escultores. Com 15 anos de experiência na área, atualmente dedica-se às atividades de douramento e policromia de peças contemporâneas em seu atelier, em paralelo ao Curso de Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto.
Conheça mais sobre sua trajetória e visite seu portfólio em: www.atelieranatropia.com

PÚBLICO ALVO
Artistas plásticos, escultores, pintores, restauradores, artesãos, historiadores, museológicos, arquitetos, religiosos, estudiosos e admiradores da área.

NÃO É NECESSÁRIA NENHUMA EXPERIÊNCIA PRÉVIA.

INVESTIMENTO:
R$ 500,00 no ato da matrícula para a reserva de vaga.
R$ 2.200,00 até 06/04/2019 – (Total R$ 2700,00/aluno)
TODO MATERIAL INCLUSO.
Cada aluno deve levar avental ou jaleco, luva de tecido branca e material para anotação.

Ao fim do curso, cada aluno levará sua peça.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Data: 08 a 12 de abril de 2019 (segunda a sexta-feira)
Horário: das 9h as 17h
Carga horária: 40hs
12 vagas
email: contato@atelieranatropia.com – Ana Rocha Tropia
whatsapp: 24 992619279
facebook: www.facebook.com/anatropia.arte
site: www.atelieranatropia.com
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação expedido pelo MAS.