Aprenda a técnica secular, dos mestres douradores e policromadores.
Criar esplêndidas decorações sobre figuras e relevos, sobre madeiras, argilas e estuques.
Está técnica tradicional, tem perdurado durante séculos nas obras mais prestigiosas, como retábulos, esculturas, mobiliários, etc.
Se você gosta de formar parte das tradições, talhas douradas e policromadas, palácios decorados, móveis antigos, descobrir como encher de luz e vivacidade cada cantinho, você pode entrar com tudo no mundo do dourado e policromias.

OBJETIVOS
– Conhecer e compreender a natureza e nobreza de tudo  os materiais utilizada por nossos antepassados.
– Conhecer outros recursos, menos complexo de douração.
– Técnica de Dourado para interperie e suportes não transpirables, como resinas, ferros, metais e vidros.
– Aprender a adaptar materiais nos nossos dias e como conseguir no Brasil, sem custos elevados.
– Conhecer as ferramentas necessárias e dicas para elaboração de algumas ferramentas de forma caseira.
– Conhecer os suportes transpiráveis, onde pode ser aplicada está técnica.
– Elaboração passo a passo da DOURAÇAO a base da água com folhas de Ouro 22kts.
*Inclui:
– Encolagem
– Estucar
– Desestucar
– Embolar
– Aplicação das folhas de ouro
– Brunhir com pedras de Ágata.

TÉCNICA DECORATIVAS
nas folhas de Ouro autêntica e falsas, e folhas de prata
– Esgrafiado
– Cincelado (punção)
– Barbotina (alto relevo)

POLICROMIAS e IMITAÇÕES
– Marmorizado
– Pedras
– Carnação
– Impermeabilização
– Veladuras

SUPORTES
– Madeira
– Argila
– Gesso
– Resina
– Metais
– Vidros
– Pedras

CONHECER AS FERRAMENTAS
– Pomazon
– Pedras de Ágata
– Polonesa
– Aplacador
– Faca de dourador
– Palitos de esgrafiar
– Pinceis adequados
– Ferrinhos de cinzelar

REFERENTE AOS MATERIAIS
Todos os materiais são Nobres e idênticas usada por nossos antepassados, Produtos orgânicos, transpirable e que perdure no tempo, adaptado à nossa realidade:
– Colas orgânicas
– Estuques
– Bolos
– Folhas de ouro autênticas
– Pigmentos naturais
– Ovos

NO COMEÇO DO CURSO
– Você vai ter todos os materiais e ferramentas necessárias para desenvolver o trabalho

Alguns materiais de uso individual que você precisa trazer
Luvas de sua preferência (vinílicas, nitrilicas ou látex) adaptada a sua medida.
– 1 lápis HB, ou da sua preferência, que tenha o grafite duro, firme, pois será usado para transpassar desenhos
– Apontador (comum)
– Borracha (comum)
– Caderno e caneta
– Creme pessoal para rosto
– Pano de limpeza alvejado (tipo bolsa) 3 unidades
– Bata branca
– Trazer roupas e calçados adequados para trabalhar

NO FINAL DO CURSO
você levará para casa:
– Uma peça com o processo completo de douração. (Folha de ouro autêntica)
– Uma peça com Esgrafiado (técnica com ovo caipira e pigmentos naturais)
– Uma peça com imitação a mármore. (Brunhindo os pigmentos com cola
orgânica).


PÚBLICO
– Artesãos
– Restauradores
– Arquitetos
– Decoradores
– Estudantes
– Geral pessoas com interesse no assunto

Participação de 100% para obter o certificado


DOCENTE
Bethania Villalba
Se licenció en Derecho, por la Universidad Nacional de Asuncion, en 1998.
Se licenció en Bellas Artes, en la
Universidad Complutense de Madrid, en 2003.
*Desde 2004 exerce su labor en el Barco.
Empresa sub-contrata de Patrimonio Nacional de España.
Obras executadas:
– Palácio Real de Madrid – 2004
– Congresso dos Deputados – 2004
– Presidência de Gobierno – 2004
– Monastério de San Lorenzo de El Escorial – 2005/06/09/10/11
– Real Colegiata de lá Granja- 2005/06/07
– Museu de Carruajes – 2007/08/09
– Palácio Real de Aranjuez – 2007/08
– Casa Museo Lope de Vega – 2010/11

*Desde 2004 colaboradora junto con Jose Manuel Bajo Fernandez, de la fundacion Trebol, dando clases, a los disminuidos psíquicos, sin ningun fin lucrativos.

*En 2008 fué ganhadora junto con los Arquitetos Ignácio Vicents, e Ramos, al mejor diseño de Iglesia, por la prestigiosa revista Alemanha WALLPAPER.
*En 2011 Residió en Londres durante 8 meses, de la mano de Embajada de Espanha eem Londres, para preparar A exposição de Arte Espanhola.

*Desde 2012- 2015 reside en Brasil,
Impartiendo, cursos, talheres y seminários, al resgate dos ofícios antigos.


Datas:
Primeira turma:
– Sexta, 28 de junho – das 8 às 18hs
– Sábado, 29 de junho – das 8 às 18hs
– Domingo, 30 de junho – das 8 às 18hs
Intervalo de 1 hora para almoço
Carga horária: 24 horas
Vagas: 20 alunos

INVESTIMENTO
R$ 650,00 (no ato da matrícula) + R$ 650,00 (até dia 21 de junho)
R$ 1.300,00 (total)

à vista (até 30 de Maio)
R$ 1.200,00


Segunda turma:
– Segunda, 01 de julho – das 8 às 18hs
– Terça, 02 de julho – das 8 às 18hs
– Quarta, 03 de julho – das 8 às 18hs
– Quinta, 04 de julho – das 8 às 18hs
– Sexta, 05 de julho – das 8 às 18hs
Intervalo de 1 hora para almoço
Carga horária: 40 horas
Vagas: 20 alunos

INVESTIMENTO
R$ 800,00 (no ato da matrícula) + R$ 800,00 (Até dia 08 de Fevereiro)
R$ 1.600,00 (total)

à vista (Até 30 de maio)
R$ 1.500.00


Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – sujeito à lotação

Inscrições e informações:
bethania-villalba@hotmail.com
32-98873-2871 (Whatsap)

Compartilhar