Objetivo geral
Analisar o tema do amor na literatura medieval, tanto a partir de suas relações culturais, históricas e filosóficas, como no desenvolvimento de narrativas centrais na cultura universal.

– Analisar relações amorosas centrais e exemplares no pensamento medieval.
– Analisar os fundamentos filosóficos, históricos, culturais e sociais do pensamento amoroso medieval.
– Relacionar os conceitos de popular e erudito no pensamento medieval.
– Identificar e inter-relacionar características e origens, símbolos e narrativas associadas aos diferentes conceitos de amor presentes no pensamento medieval.
– Inter-relacionar elementos filosóficos, culturais e artísticos a narrativas exemplares de amores próprios da Idade Média.
– Comparar o imaginário medieval ao imaginário contemporâneo brasileiro.
– Relacionar pensamento teocêntrico e amor romântico.

Ementa
Este curso, desenvolvido em doze encontros, propõe-se a desenvolver o tema do amor dentro da realidade teocêntrica da Idade Média em dois movimentos: por um lado, aprofundando o pensamento medieval referente ao amor neoplatônico, idealizado e próprio dos ambientes dos mosteiros e dos castelos e palácios; por outro, busca compreender o amor na sua realização cotidiana, fora da realização idealizada. Faz isso, ao analisar rica composição medieval sobre o tema, particularmente, no universo da Língua Portuguesa.

Assim, explica algumas das principais vivências e histórias de amor da Idade Média, bem como o seu aproveitamento no universo da Literatura e das Artes

Programa
– Modelos de amor medievais em uma sociedade teocêntrica: a idealização e a realização.
– O casamento e o amor no cotidiano da Idade Média
– O amor à Virgem Maria como modelo de amor romântico
– A presença rural e pagã na formação do conceito de amor medieval
– A moça do campo que ama o rapaz ausente lutando nas Cruzadas. a mulher na realização amorosa medieval
– Amor e magia no universo medieval
– O platonismo e o neoplatonismo no amor medieval
– Amores entre Platão e Aristóteles
– O amor de Sir Lancelote e de Ginevra como modelo amor na corte palaciana: conflitos e aproveitamento artístico
– O romance de Tristão e Isolda e a impossibilidade do amor
– Abelardo e Eloísa: a razão do amor e a razão do conhecimento
– Dom Pedro e Inês de Castro: a razão do amor e a razão do Estado
– A figura da alcoviteira no pensamento medieval e A Celestina
– A sexualidade medieval
– Amores demoníacos
O programa fará progressão dos temas concentrando-se naqueles que dizem diretamente respeito à formação da cultura em língua portuguesa, de modo especial, à brasileira e retomando, sempre que adequado, aqueles tópicos que dialogam entre si.

PÚBLICO ALVO
O conteúdo oferece embasamento para estudantes de Artes, História, Letras, Filosofia, Psicologia, Teologia e demais público em geral que deseje investigar o imaginário medieval, particularmente, no que respeita ao tema do amor e suas interfaces com a Cultura, a Literatura e a Arte e a Filosofia.

DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Datas: 2019
agosto – 12/19/26 (segundas-feiras)
setembro – 02/09/16/23/30(segundas-feiras)
outubro – 07/14/21/28 (segundas-feiras)
12 dias de aula
Aulas: das 19h00 às 21h30
Carga horária: 36hs
Valor: R$ 650,00 a vista – R$ 690,00 (03 vezes) vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11)5627-5393
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso, o aluno que tiver frequência mínima de 75%, receberá o certificado

Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe, MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.