O Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo, em atividade desde 2017, tem como regente Denise Castilho Cocareli e ensaia todas as terças-feiras nas dependências do Museu, das 14h às 17h, com apresentações previamente agendadas que acontecem, em sua maioria, aos finais de semana.

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
Informações: WhatsApp – 11 99466-6662

A música é uma linguagem reflexivo-afetiva, capaz de construir sentidos coletivos e singulares. O fazer musical gera a conexão do corpo e do espírito.O Coral é um grupo de indivíduos que utilizam a voz como instrumento para se expressar. Ainda que relacionada à música, a vivência coral vai além das questões musicais, envolvendo a musicoterapia, a fonoaudiologia, a sociologia, a psicologia, a antropologia e outras ciências afins.

A criação de um coral no Museu de Arte Sacra de São Paulo objetiva proporcionar uma atividade musical oferecendo um espaço para a integração e enriquecimento cultural dos membros envolvidos e, ao mesmo tempo, dialoga com a cidade de São Paulo ao apresentar-se em diferentes locais da metrópole.Servindo como um polo agregador, o Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo reuniria seus participantes de visões e ideias afins, refletindo em seu resultado final sua forma de pensar e de se expressar. A atividade coral, não se resumindo somente ao canto, também seria um local onde se pode aprender a teoria musical, o solfejo, o domínio e controle técnico da voz, além do exercício da performance. Com o passar do tempo, o grupo amadurece e se aprimora, acumulando as experiências apreendidas em suas atividades e somando-as à bagagem pessoal de cada cantor. Com isso, o resultado artístico do grupo representa a sua origem e seu ideal.

regente Drª. Denise Castilho Cocareli

Doutora na área de Performance em Regência Coral pela ECA-USP, obteve título de Mestre em Música e é graduada em Licenciatura em Música pela mesma instituição, atuando, ao longo de sua formação acadêmica, especialmente nas áreas de Regência Coral e Educação Musical. Dentre as atividades artísticas realizadas, destaca-se o trabalho como regente-monitora do Coro Juvenil da OSESP (2018) e, no momento presente, como parte do programa de Doutorado, a atuação como regente assistente do Coro de Câmara Comunicantus (ECA-USP). No campo do estudo de regência coral, além de ter como principal orientador Marco Antonio da Silva Ramos, também estudou com Lilla Gábor e Ana Beatriz Valente Zaghi, e participou de festivais e cursos de férias internacionais, com destaque para o Eastman Summer (2013), da Eastman School of Music (NY-EUA). Em 2018 concluiu o Curso de Especialização em Regência Coral pela EMESP, no qual estudou piano com Iracele Livero e canto com Adriano Vasconcelos. Através do mesmo curso teve oportunidade de participar de masterclasses com importantes regentes internacionais, como Agnieszka Franków-Żelazny e Rolf Beck. Em 2018 foi uma das alunas de regência selecionadas no 49º Festival Campos do Jordão para o Masterclass de Regência Coral com o Coro da Osesp e Valentina Peleggi. Desde 2013 desenvolve trabalho com canto coral junto a pacientes portadores de Parkinson e, desde agosto de 2016, dirige o Madrigal LivrEncanto.

Coral

Ensaios: terças-feiras
Horário: das 14 às 17hs
Informações: WhatsApp – 11 99466-6662
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.