Réplica 3D de 70 imagens do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Total de horas: 120 horas / módulo
Total de horas de estágio: mínimo de 8 horas.
Periodicidade: Quartas-Feiras das 13hs às 17hs
Duração: Janeiro a Julho de 2019


Condicionante:
Todo aluno deste curso deverá participar com no mínimo 8 horas por semana no estágio do desenvolvimento das imagens 3D a combinar com a professora. Será emitido um certificado de estágio além do certificado do curso.


OBJETIVOS:
O Museu de Arte Sacra de São Paulo, pensando na proteção patrimonial e na amplitude da interdisciplinaridade museal, vai desenvolver parte de seu acervo em réplicas 3D fidedignas que se tornarão itinerantes levando a compreensão da memória sacra histórica a diversas regiões do país e exterior. Diante desta visão de vanguarda do nosso Museu, este curso foi desenvolvido para introduzir os profissionais interessados nos conhecimentos inter e transdisciplinares que serão construídos durante o período de realização prática do acervo incluindo as aulas teóricas sobre o processo. Este processo tem como objetivo capacitar os alunos para o reconhecimento da obra original e seu processo de fatura nas abordagens das técnicas utilizadas e materiais empregados para a realização da obra, assim como as abordagens e instrumentalização para os processos de conservação museal destas obras, nos critérios de documentação, estabilização, conservação, exposição e guarda. O aluno irá interagir no processo de estágio na ambiência dos antigos ateliês e em equipes de trabalho determinados pela professora, reconhecendo materiais, repensando materiais do passado em sua substituição no presente, participando da fatura das obras em réplica 3D afina-se diversas capacitações no campo artístico e científico.

Nossa proposta educativa se fortalece em contatos com conhecimentos necessários às práticas de conservação do Patrimônio Cultural em Arte Sacra, capacitando o aluno criticamente na prática de confecção tradicional, em sua materialidade aplicada na imaginária, olhando para a sua compreensão estética e histórica na tradução da composição feita pela fatura das réplicas fiéis em 3D do projeto MAS ITINERANTE.


Objetivos específicos:
– Discutir as teorias e filosofias na base da conservação e restauro;
– Interdisciplinaridade entre instituições museais e suas práticas expositivas;
– Vivenciar práticas de conservação preventiva do acervo museológico;
– Interpretar a dinâmica do espaço museológico e suas responsabilidades;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados à fatura das obras, conservação e restauração da imaginária tombada e réplicas 3D em seus elementos decorativos e característicos, realizando a duplicação do acervo definido para o projeto MAS ITINERANTE;
– Fundamentação e prática com desenvolvimento de propostas direcionadas ao objeto a ser desenvolvido e consequente aprendizado de construção de documentação catalográfica;
– Vivência de espaço colaborativo como nas fábricas e ateliês de imagens do século XIX;
– Desenvolvimento de caixas de guarda para acervos museológicos;
– Desenvolvimento de mídia expositiva para o projeto do curso.


Plano de curso
Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas de réplicas 3D em acervo museal, reproduzindo obras desenvolvidas em suportes originais como: Gesso integral e policromado; Barro Cozido e policromado; Madeira; Papel Marchè; Metal; Marfim e elementos mistos. Estudo de materiais e técnicas aplicadas em ateliês tradicionais; estudo do processo criativo artístico e elementos do processo de expressão pontuado na linha do tempo, bem como o estudo e identificação dos materiais contemporâneos aplicados sobre o suporte 3D definido como obra ou parte integrante desta, inclusos os elementos decorativos das imagens.


Conteúdo Programático
– Aplicação da pesquisa e estudo dos fundamentos éticos aplicados às ações restaurativas e fatura de réplicas autorizadas do acervo.
– Análises e procedimentos aplicados à obra no campo da Conservação e Restauração, com olhares voltados ao tempo da produção artística e respeito pelo processo artístico compreendido e selado pelo tempo.
– Prática direcionada a fatura de materiais tradicionais no campo da criação para compreensão das técnicas aplicadas à conservação e restauração no entendimento do princípio da reversibilidade para realização das réplicas.
– Experimentação prática para ações conservativas e restaurativas, com base no conceito de mínima intervenção e reversibilidade.
– Construção de documentação para gerenciamento do acervo museal com entendimento da imagem 3D de réplica autorizada e expositiva.
– Estudo dos processos de construção decorativa tradicional e contemporânea (policromia – aglutinantes e pigmentos – materiais e técnicas aplicadas).
– Realização e manipulação de material artístico específico para o preparo das obras de réplicas do, MAS ITINERANTE – ética na intervenção – metodologia.


Metodologia
1. Aula com processo dinâmico na vivência do processo artístico criativo, apropriação do conceito “artesão”; “artista”; “artífice”; “criação”, para posterior conversão atitudinal para o campo da ciência nas ações da Conservação e Restauração, como as réplicas 3D para duplicação de acervo e complementação visual ou estrutural para o processo pedagógico expositivo.

2. Visitação a reserva de guarda patrimonial do Museu.

3. Manipulação prática de materiais artísticos tradicionais e contemporâneos, ferramental de procedimentos e identificação por documentação das obras produzidas em 3D.

4. Estudos de casos por:
– Trabalhos apresentados em congresso.
– Trabalhos executados pela professora e detalhado para esta finalidade.
– Trabalhos executados pelos colegas de curso em grupo colaborativo.

5. Textos, livros, blogs, filmes, como auxiliares.

6. Prática na manipulação de materiais para pintura erudita e contemporânea; douração em suas variações com esgrafiato e pastiglia.

7. Produção textual do conhecimento produzido.

8. Vivência inter e transdisciplinar na linha do tempo da imagem a ser replicada em 3D, sua necessidade em ser conservada ou restaurada, sob o ponto de vista da historicidade, ciência, reconhecimento patrimonial de materiais e produção artística empregada no bem.

9. Construção de ambiência pedagógica e inclusiva para o, MAS ITINERANTE.


Material Necessário por aluno:
– Óculos de proteção
– Luva de algodão
– Luva nitrílica
– Mascara contra pó
– Bisturi cabo 3, lâmina 15
– Esculpidor Lecron nº5
– Esculpidor Hollemback #3
– Espátula para Cera #7
– Espátula simples nº 24
– Pincéis (Tigre 308 nº 0; Condor 421 nº 6 e 12; Tigre 141 nº 4 e 6)

Outros materiais específicos serão fornecidos pelo curso.


Método Avaliativo
Procedimentos conceituais:
– Produção textual e aprendizagem da redação científica (normas ABNT).
– Dinâmica de equipe e pesquisa.
– Postura e Imagem profissional (Comportamento, EPA* e EPI**).
– Administração metodológica na Conservação e Restauração.
– Métodos e técnicas de pesquisa científica.
– Socialização da produção do conhecimento.

EPA* – Equipamento pessoal artístico
EPI **- Equipamento de proteção individual


Procedimentos Atitudinais:
– Concentração e atenção.
– Atitude inter e transdisciplinar.
– Introdução a projetos científicos e vanguarda.
– Conduta científica.
– Relacionamento interpessoal.
– Comunicação virtual para socialização de conhecimento.
– Organização e método no desenvolvimento prático.
– Organização pessoal.


Docente
Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Pós Graduada Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré, graduada em Artes pelo Claretiano Centro Universitário. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial. Direciona atualmente sua construção monográfica no mestrado em fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513


Datas: (quartas-feiras)
Janeiro – 30
Fevereiro – 06/13/20/27
Março – 06/13/20/27
Abril – 03/10/17/24
Maio – 08/15/22/29
Junho – 05/12/19/26
Julho – 03/10/17/24/31

Carga horária: 120hs
Vagas: 30
Valor: R$ 400,00 mensal (depósito ou dinheiro) – cartão 430,00 – o aluno deverá deixar os cheques pré-datados. R$ 1.600,00 a vista (depósito) –
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Sede administrativa do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Rua São Lázaro, 271 – Luz
Ao final do semestre o aluno receberá o certificado de participação e de estágio.

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