OBJETIVOS:
Este curso foi pensado para introduzir os profissionais interessados, nos conhecimentos decorativos, científicos e técnicas aplicadas, no desenrolar histórico da produção artística que envolve a memória patrimonial, com olhar para os elementos mistos e coexistentes nas decorações religiosas, dos templos construídos em diversas linguagens, que permeiam nosso cotidiano urbano, incluindo visitação e participação em alguns projetos de Conservação e Restauração, em andamento. A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento de uma obra na linha do tempo, identificando a sua materialidade, em experiência imersiva nos processos criativos do artista ou companhias artísticas, reconhecendo de forma prática as formas elementares e as diversas técnicas empregadas da erudição a contemporaneidade. Estudaremos e reconheceremos os materiais empregados e sua evolução ao longo dos séculos.
Fomenta-se a capacitação dos alunos para o reconhecimento das técnicas, em sua ambiência, na obra original e seu processo de fatura pelas abordagens cenográficas utilizadas e materiais empregados para a realização artística da época construtiva.
O aluno também fará reflexões através da fundamentação teórica, dos diversos representantes das Teorias da Conservação e Restauração, que regem nossas ações como profissionais da área e sua multidisciplinaridade.
Essa proposta pedagógica, se transforma a medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas, propõem diálogos com as obras produzidas através da observação do Templo Religioso da Capela de Nossa Senhora da Luz, presente no complexo das instalações do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de outros Templos religiosos do estado de São Paulo que se colocam parceiros. Capacita-se, desta maneira, o aluno para a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em conjunto com a estética e a poética de cada autor, nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural.


Objetivos específicos:
– Discutir as teorias e filosofias na base ética da conservação e restauro;
– Identificar os materiais utilizados nas artes bi e tridimensionais na base criadora;
– Identificar os materiais utilizados nas ações de Conservação e Restauração;
– Interpretar a dinâmica do espaço religioso, suas responsabilidades e sua representatividade;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados à fatura dos objetos, em sua plasticidade e características artísticas e poéticas;
– Fundamentação teórica e consequente aprendizado de construção de documentação específica;
– Introdução ao preparo de fórmulas básicas para o processo artístico e técnico científico in loco e nos estágios.


Plano de curso:
Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas de Conservação e Restauração, em acervo religioso patrimonial, estudando a produção de obras desenvolvidas em suportes diversos como: Tela encolada; Cal; Gesso integral; Barro; Madeira; Papel Machê e elementos mistos. Estudo de materiais e técnicas aplicadas por ateliês e artistas não só tradicionais; estudo do processo criativo artístico religiosos e regionalizado, bem como os elementos do processo de expressão cenográfica pontuado na linha do tempo. Identificação dos materiais utilizados e aplicados na Conservação e Restauração em procedimentos sobre os suportes mencionados e exercícios com o preparo de fórmulas básicas.


Conteúdo Programático
– Aplicação da pesquisa e estudo dos fundamentos teóricos e éticos aplicados às ações de conservação e restaurativas de acervos religiosos.
– Análises e procedimentos aplicados à obra no campo da Conservação e Restauração, com olhares voltados ao tempo da produção artística e respeito pelo processo artístico, compreendido e selado pelo tempo.
– Prática direcionada a fatura de materiais tradicionais aos contemporâneos, no campo da criação para compreensão das técnicas aplicadas.
– Bases de preparação (cargas e aglutinantes)
– Têmperas (cargas e aglutinantes)
– Vernizes (resinas e solventes)
– Tipos de ferramentas (pincéis e cerdas; gral e pistilo; etc.)
– Suportes
– A conservação e restauração no entendimento do princípio da reversibilidade.
– Construção de documentação científica.
– Estudo dos processos de construção decorativa tradicional e contemporânea (policromia – aglutinantes e pigmentos – materiais e técnicas aplicadas – bases de preparação – vernizes – colorimetria).
– Realização e manipulação de material artístico específico – metodologia.


Metodologia
1. Aulas teóricas e práticas com processo dinâmico na vivência do processo artístico criativo, apropriação do conceito “artesão”; “artista”; “artífice”; “criação”, para compreensão do material artístico.
2. Visitação aos templos para reconhecimento de técnicas tradicionais.
3. Manipulação de materiais artísticos tradicionais e contemporâneos e ferramental de procedimentos artísticos.
4. Estudos de casos por:
– Trabalhos executados pela professora e detalhado para esta finalidade.
– Trabalhos executados pelos colegas de curso em grupo colaborativo.
– Visitas in locco.
5. Textos, livros, blogs, filmes, como auxiliares.
6. Introdução aos conhecimentos da douração falsa e da verdadeira.
7. Vivência inter e transdisciplinar na linha do tempo das áreas estudadas, sua necessidade em ser conservada ou restaurada, sob o ponto de vista da historicidade, ciência, reconhecimento patrimonial de materiais e produção artística empregada nos bens móveis e imóveis.
8. Estudos da fundamentação teórica para a Conservação e Restauração.


Material Necessário por aluno:
– Luva nitrílica
– Pincéis (Tigre 308 nº 0; Condor 421 nº 6 e 12; Tigre 141 nº 4 e 6)


Método Avaliativo
Procedimentos conceituais:
– Produção textual e aprendizagem da redação científica (normas ABNT).
– Dinâmica de equipe e pesquisa.
– Postura e Imagem profissional (Comportamento, EPA* e EPI**).
– Socialização da produção do conhecimento.
* Equipamento pessoal artístico (EPA)
** Equipamento de proteção individual (EPI)

Procedimentos Atitudinais:
– Concentração e atenção.
– Atitude inter e transdisciplinar.
– Conduta científica.
– Relacionamento interpessoal.
– Comunicação virtual para socialização de conhecimento.
– Organização e método no desenvolvimento prático.
– Organização pessoal.


Público Alvo:
Conservadores Restauradores; Arquitetos; Engenheiros Civis; Artistas Visuais; Decoradores; Arte Educadores; Museólogos; Historiadores e demais interessados nesta temática.


Docente
Professora Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Strictu Senso em TIC’s na educação, Pós-Graduada Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia e Artes Plásticas, especialista técnica em Conservação e Restauração de Arte Sacra. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de Belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra, na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial. Direciona atualmente sua construção monográfica no mestrado em fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513


2 aulas mensais – 4 meses de aula (sábado e domingo)
Datas:
17 e 18 de agosto de 2019
28 e 29 de setembro de 2019
(Outubro não teremos aula teórica – teremos congresso do CEIB em BH)
23 e 24 de novembro de 2019
14 e 15 de dezembro de 2019

Horário: das 9 às 17h (intervalo para o almoço)
Carga horária: 64 hs
Vagas: 30
Valor: R$ 420,00 mensal, caso a opção seja mensal o aluno de deverá deixar os cheques pré-datados ou pagar no cartão.
R$ 1.300,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Ao final do semestre o aluno receberá o certificado de participação.

Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:


– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.


– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.


– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

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