Modulação Livre: Objetos Integrados – Fundamentos e Procedimentos na Conservação e Restauração – Gesso / Barro / Papel Maché ou Carta Pesta / Madeira


Ementa:
Fundamentos e Procedimentos na Conservação e Restauração de Objetos Integrados


Público Alvo:
Conservadores Restauradores; Arquitetos; Engenheiros Civis; Artistas Visuais; Decoradores; Arte Educadores; Museólogos; Historiadores e demais interessados nesta temática.


OBJETIVOS:
Este curso foi pensado para mobilizar conhecimentos de área científica, introduzindo os profissionais interessados nos conceitos da Conservação e Restauração, processos artísticos e técnicas aplicadas no desenrolar histórico da produção artística que envolve a memória patrimonial com olhares para os séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI. A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento de materiais eruditos e sua regionalidade, em experiência de interatividade com os processos criativos de forma prática, compreendendo os materiais empregados e sua evolução ao longo dos séculos. Fomentando a capacitação dos alunos para o reconhecimento do objeto original e seu processo de fatura nas abordagens das técnicas utilizadas e materiais empregados para a realização artística. O aluno também fará reflexões através da fundamentação teórica dos diversos representantes das Teorias da Conservação e Restauração, que regem nossas ações como profissionais da área.

Essa proposta se transforma à medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas propõem diálogos com as obras produzidas na observação do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de outros acervos integrados, com objetos decorativos arquitetônicos, pinturas em marouflages, esculturas, pinturas, mobiliário, imaginária sacra. Capacita-se o aluno para a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em conjunto com a estética e a poética de cada autor nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural.


Objetivos específicos:
– Discutir as teorias e filosofias na base ética da conservação e restauro;
– Identificar os materiais utilizados nas artes bi e tridimensionais na base criadora;
– Identificar os materiais utilizados nas ações de Conservação e Restauração;
– Interpretar a dinâmica do espaço histórico decorado como patrimônio e suas responsabilidades;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados à fatura das obras, em seus elementos decorativos e característicos;
– Fundamentação teórica e consequente aprendizado de construção de documentação científica;
– Introdução ao preparo de formulações básicas para o processo artístico e técnico científico;


Plano de curso
Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar de materiais nas técnicas em acervos museais e de coleção, produzindo obras experimentais desenvolvidas a exemplo de suportes como: Tela encolada; Gesso integral; Barro; Madeira; Papel Machê e elementos mistos. Estudo dos materiais e técnicas artísticas aplicadas em ateliês tradicionais; estudo do processo criativo artístico regionalizado e elementos do processo de expressão pontuado na linha do tempo, bem como o estudo e identificação dos materiais utilizados e aplicados na Conservação e Restauração aplicados sobre os suportes mencionados e como preparar fórmulas básicas para os diversos procedimentos da Conservação e Restauração.


Conteúdo Programático
– Aplicação da pesquisa e estudo dos fundamentos teóricos e éticos aplicados às ações de conservação e restaurativas de acervos (mínima interferência).
– Análises e procedimentos aplicados à obra no campo da Conservação e Restauração, com olhares voltados ao tempo da produção artística e respeito pelo processo artístico compreendido e selado pelo tempo.
– Prática direcionada a fatura de materiais tradicionais aos contemporâneos no campo da criação para compreensão das técnicas aplicadas.
– Bases de preparação (cargas e aglutinantes)
– Têmperas (cargas e aglutinantes)
– Vernizes (resinas e solventes)
– Suportes: Gesso, Encolagens, Barro, Papel Maché e Madeira
– Estudo de cores: círculo cromático e escala de valores
– Prática de Pintura Erudita
– Preparação de riscos para técnica do Pastiglio e reconhecimento criativo base do Séc. XVIII ao XXI.
– Métodos de conservação
– A conservação e restauração no entendimento do princípio da reversibilidade.
– Elementos mistos e imaginária de roca
– Olhos de resina
– Consolidação estrutural (Pinos e grampos) / Preenchimento (massas) / Nivelamento (massas)
– Desenvolvimento de partes faltantes / Moldes
– Testes de solvência
– Decapagem e processos de identificação de patogenia
– Reintegração de policromia (estudo do círculo cromático – exercícios práticos)
– Isolamento de lacunas e produção de tintas reversíveis
– Exercícios de trattéggio; pontilhismo e aguada (fundo neutro)
– Reintegração de policromia
– Estudo sobre vernizes de proteção
– Processos de identificação de patogenia (movimentação dos suportes, fissuras, craquelês, desprendimentos, fungos, etc.
– Desinfecção (fungicidas naturais, etc.)
– Construção de documentação científico.
– Estudo dos processos de construção decorativa tradicional e contemporânea (policromia – aglutinantes e pigmentos – materiais e técnicas aplicadas – bases de preparação – vernizes).
– Realização e manipulação de material artístico específico – metodologia.


Metodologia
Aula com processo dinâmico na vivência do processo artístico criativo, apropriação do conceito “artesão”; “artista”; “artífice”; “criação”, para compreensão do material artístico.

Visitação in loco para reconhecimento de técnicas tradicionais.

Manipulação prática da Conservação e Restauração de objetos.

Estudos de casos por:
– Trabalhos executados pela professora e detalhado para esta finalidade.
– Trabalhos executados pelos colegas de curso em equipe colaborativa.
– Textos, livros, blogs, filmes, como auxiliares.

Introdução à douração falsa e verdadeira.

Vivência inter e transdisciplinar na linha do tempo da imagem estudada, sua necessidade  em ser conservada ou restaurada, sob o ponto de vista da historicidade, ciência, reconhecimento patrimonial de materiais e produção artística empregada no bem móvel.

Estudos da fundamentação teórica para a Conservação e Restauração.


Método Avaliativo
Procedimentos conceituais:
– Dinâmica de equipe e pesquisa.
– Postura e Imagem profissional (Comportamento, EPA* e EPI**).
– Socialização da produção do conhecimento.

EPA* – Equipamento pessoal artístico
EPI **- Equipamento de proteção individual

Procedimentos Atitudinais:
– Concentração e atenção.
– Atitude inter e transdisciplinar.
– Conduta científica.
– Relacionamento interpessoal.
– Comunicação virtual para socialização de conhecimento.
– Organização e método no desenvolvimento prático.
– Organização pessoal.

Condicionante: O aluno deve portar o material básico individual para os procedimentos de Conservação e Restauração.


Material Necessário por aluno:
– Luva Nitrílica
– Pincéis (Tigre 308 nº 0; Condor 421 nº 6 e 12; Tigre 141 nº 4 e 6)
– Máscara química
– Guarda-Pó


Docente
Professora e Especialista, Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso, é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Strictu Senso em TIC’s na educação, Pós-Graduada Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia e Artes Plásticas, especialista técnica em Conservação e Restauração de Arte Sacra. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de Belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra, na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial. Direciona atualmente sua construção monográfica no mestrado em fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513
E-mail: professoratitinacorso@gmail.com.br
Site: www.titinacorso.com.br


Carga Horária: 160 horas.
Periodicidade: Sábado e Domingo das 09h às 17h.
Datas: 15 e 16 de fevereiro de 2020
21 e 22 de março de 2020
18 e 19 de abril de 2020
16 e 17 de maio de 2020
20 e 21 de junho de 2020
18 e 19 de julho de 2020
15 e 16 de agosto de 2020
19 e 20 de setembro de 2020
17 e 18 de outubro de 2020
14 e 15 de novembro de 2020

Este curso agrega a possibilidade de estágio no Museu.


Horário: das 9h às 17h (intervalo para o almoço)
Carga horária: 160 horas
Vagas: 30
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Ao final do semestre o aluno receberá o certificado de participação.
Investimento: R$ 5.000,00 – 10 parcelas de R$ 500,00, sendo que a primeira parcela deve ser efetuada antes do início do curso, por depósito ou transferência bancária.
Demais parcelas podem ser pagas com 09 cheques pré-datados ou em parcelamento em cartão de crédito, também no ato da inscrição.

Pagamento à vista com desconto: R$ 4.500,00 (depósito ou transferência bancária)
ABAIXO REGRAS DE CANCELAMENTO


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:
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→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
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→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
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→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

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