Museu de Arte Sacra de São Paulo promove Curso Prático: Conservação e Restauração de Azulejos, com Profª Titina Corso


OBJETIVO:
O curso tem como objetivo abordar o azulejo em sua ambiência artística, leitura histórica e problemática temporal, entendendo que essa representação artística, representa uma parte de considerável importância do nosso Património Histórico e Artístico. A observação dessa arte é recorrente em complexos religiosos e palacetes, bem como em casas particulares, detalhes decorativos de ruas, becos, bicas e muitas outras modalidades construtivas na qual nossa história se monta nas influências artísticas. Refletindo, ao longo do tempo, o trabalho e influências dos continentes europeu, africano, asiático e aspetos da cultura e arte popular do nosso país. Torna-se importante conhecer os processos construtivos e patológicos que resultam em alterações, sistematizando métodos e técnicas de intervenção para atuar na conservação e restauração desta matéria. Os temas que serão abordados foram pensados para estimular a forma crítica de análise nas ações técnicas e apoio às ações pedagógicas no trato com o patrimônio histórico.


 Conteúdo Programático

1. Conservação – conceitos e princípios da Conservação e Restauração
1.1. Conservação Preventiva, curativa e restauro (Fundamentação teórica)
1.2. Processos de Intervenção

2. Conservação Preventiva
2.1. Objetivos da Conservação preventiva
2.2. Áreas de atuação e vantagens

3. História da azulejaria

4. Técnicas de produção
4.1. Matérias primas utilizadas
4.2. Fases do processo de produção artesanal cerâmico e esmaltação

5. Análise e diagnóstico
5.1. Introdução à diagnose analítica (relatório técnico)
5.2. Estudo de Caso
5.3. Exemplos práticos

6. Danos e patologias

6.1. Patologias mais frequentes
6.1.1. Sujidades
6.1.2. Presença de agentes biológicos – Exames possíveis
6.1.3. Destacamentos – Interface entre azulejo e argamassa
6.1.4. Formação de sais – eflorescência
6.1.5. Fissuras / Lacunas – Perda e falta (aplicação do conceito teórico)
6.1.6. Falta e troca de azulejos – substituição (aplicação do conceito teórico)

7. Marcação e remoção
7.1. Notas previas
7.2. Facing
7.3. Remoção de azulejos e de restauros antigos
7.4. Transladação

8. Intervenções de Conservação e Restauro

8.1. Limpeza
8.2. Dessalinização
8.3. Consolidação
8.3.1 Método de tratamento dos suportes (argamassa e objeto cerâmico)
8.3.2. Procedimento de consolidação e fixação
8.3.3. Consolidações especiais
8.4. Preenchimento de fissuras, fraturas e pequenas lacunas
8.4.1. Reconstituição volumétrica e moldes
8.4.2. Massas e adesivos
8.5. Nivelamento
8.6. Reintegração cromática e vernizes de proteção final

9. Estudos de casos


Professora Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Pós Graduada Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré, graduada em Artes pelo Claretiano Centro Universitário. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial. Direciona atualmente sua construção monográfica no mestrado em fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513


 Público Alvo:
Conservadores Restauradores; Arquitetos; Engenheiros Civis; Artistas Visuais; Decoradores; Arte Educadores; Museólogos; Historiadores e demais interessados nesta temática.


2 aulas mensais – 5 meses de aula
Datas:
Agosto – 18 e 19 (sábado e domingo)
Setembro – 22 e 23 (sábado e domingo)
Outubro – 20 e 21 (sábado e domingo)
Novembro – 10 e 11 (sábado e domingo)
Dezembro – 08 e 09 (sábado e domingo)
Horário: das 9 às 17hs (intervalo para o almoço)
Carga horária: 70 hs
Vagas: 30
Valor:  R$ 350,00 mensal (caso a opção seja depósito ou dinheiro) R$ 400,00 no cartão
R$ 1.500,00 a vista
Cada aluno deverá trazer uma toalha de mão.
O restante do material para utilização no curso está incluído no valor da mensalidade
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Ao final do semestre o aluno receberá o certificado de participação.

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