Objetivo:
A aula in loco tem por objetivo apresentar a capital argentina de Buenos Aires, investigando a origem da cidade e as transformações ocorridas ao longo dos séculos a partir da produção artística portenha, da evolução histórica do município portuário e do reconhecimento dos lugares de memória resultado das muitas alterações urbanas. O porto fundado por espanhóis duas vezes durante o século XVI, teria sua importância estratégica na América Hispânica, sendo a porta de chegada de africanos, portugueses, italianos, franceses e ingleses, povos que ao longo dos anos deixariam suas marcas na arquitetura, no cotidiano, nas artes e no urbanismo portenho, dando a Buenos Aires características próprias que fariam desta cidade uma das mais interessantes da América do Sul. A visita prevê ainda conhecer a intrigante cidade uruguaia de Colônia del Sacramento, fundada por portugueses com objetivos estratégicos comerciais no Rio da Prata.   Durante os sete dias de imersão cultural na capital federal, os alunos do MAS terão a oportunidade de conhecer edificações importantes na vida da cidade, destacadas não somente pela beleza estética, mas principalmente pela história que tais lugares abarca. A experiência proposta a todos é um mergulho na vida portenha, proporcionando vivenciar a história nem sempre revelada aos visitantes, aquela que dá o sabor, o charme e o encanto que Buenos Aires desperta em todos nós!


Conteúdo Programático:

– Espaços Religiosos e Instituições Museológicas:
– Visitas a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, Iglesia de San Ignacio de Loyola, Iglesia de San Pedro González Telmo, Iglesia de Nuestra Señora del Pilar, Convento de Nuestra Señora del Rosario, Basilica de La Merced, Capilla de San Roque, todas na cidade de Buenos Aires; Basilica del Santisimo Sacramento e Convento de San Francisco Xavier na cidade de Colonia del Sacramento;
– Visita ao Museo Historico Nacional, Museo Nacional de Bellas Artes, MALBA, Museo Evita, localizados na cidade de Buenos Aires; Museo Portugués, Museo Español, Museo Municipal, da cidade de Colonia del Sacramento;
– Percurso em espaços verdes ou outros ao ar livre, tendo destaque a caminhada na Calle Defensa, Plaza Lezama, Plaza de Mayo no bairro de San Telmo, bairro La Boca, bairro Recoleta com seu Cemitério, ruas e galerias do bairro de Palermo e a região da área portuária de Puerto Madero.

Artesanato, cultura e gastronomia portenhas:
– O percurso pelos bairros de San Telmo, La Boca e Palermo permitirão aos alunos apreciar o artesanato local, idealizado a partir dos saberes da comunidade residente, em parte resultado da contribuição dos vários povos que chegam em Buenos Aires e aí resolvem ficar.
– A cultura portenha poderá ser melhor compreendida não somente pela visita a bairros residenciais como Palermo, mas principalmente a partir do Tango, estilo musical e dança a par marcantes da cena argentina, cuja origem incerta intriga e fascina a todos ao mesmo tempo.
– Nem só de arte vive os alunos do MAS! A gastronomia portenha também poderá ser degustada nos vários momentos do curso in loco, em visitas a restaurantes onde se consomem pratos típicos regados ao bom vinho argentino.


ROTEIRO

14 de novembro de 2019 – quinta-feira
DIA 1– SÃO PAULO – BUENOS AIRES
¡Bienvenido a Baires! – Saída de São Paulo no período da tarde, com chegada prevista no Aeroporto Internacional de Buenos Aires – Ezeiza no início da noite. A noite livre com jantar, incluso.

15 de novembro de 2019 – sexta-feira (feriado)
DIA 2 – BUENOS AIRES
História e Lugares de Memória
: Café da manhã no hotel e deslocamento para a Plaza de Mayo, ponto de partida para descobrir a história do porto de “Santa Maria de Buenos Aires”. O percurso pelo bairro de San Telmo possibilitará a visita a Iglesia de San Pedro González Telmo, Iglesia de Nuestra Señora del Pilar, Convento de Nuestra Señora del Rosario, Capilla de San Roque, além do Museo Historico Nacional. A caminhada prevê ainda identificar os espaços do catolicismo afro-portenho, reconhecendo os lugares dos mercados de escravos – como o inserido na Plaza Lezama – , as casas de nações – lugar onde nasce o ritmo musical cadombe – , ou outros prédios com rica beleza arquitetônica localizados nesta região cuja arqueologia identificou a presença de escravos africanos.

16 de novembro de 2019 – sábado
DIA 3– BUENOS AIRES
História e Arte:
Este dia prevê conhecer outras igrejas importantes da região central da cidade além de importantes espaços de arte localizados em terras habitadas no século seguinte a fundação de Buenos Aires.  A partir da Iglesia de San Ignacio de Loyola, os alunos percorrerão a Catedral Metropolitana de Buenos Aires e a Basilica de La Merced, ambas nas proximidades da Plaza de Mayo. Posteriormente o bairro da Recoleta será desbravado, sendo pontos de parada o Museo Nacional de Bellas Artes e o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – MALBA. O final do dia reserva um passeio pelas ruas do bairro de Palermo, visitando as galerias de arte e feira de artesanato e moda tipicamente portenha.

17 de novembro de 2019 – domingo
DIA 4– BUENOS AIRES
História e Arte: Algumas atrações turísticas serão visitadas neste dia, tendo como objetivo entender a relação destes espaços na vida urbana da cidade, e seus desdobramentos ao longo dos anos. A manhã estará reservada para um passeio na região chamada de La Boca, visitando as casas coloridas construídas pelos imigrantes, o artesanato e a gastronomia disponível no local. Após este percurso, o grupo segue para a Calle Defensa para visitar galerias de arte e antiquários que abrem apenas neste dia. O final do dia oferece aos alunos a possibilidade de conhecer a arte do Tango a partir de shows em centros culturais ou jantares em restaurantes próprios.

18 de novembro de 2019 – segunda-feira
DIA 5– COLONIA DEL SACRAMENTO
História: O despertar cedo tem como meta conhecer a cidade de Colonia del Sacramento, localizada na margem uruguaia do Rio da Prata. O acesso por meio do Buquebus permitirá aos alunos uma volta ao tempo, conhecendo a cidade murada fundada por portugueses para controle do comércio na Prata. O lugar ainda preserva boa parte dos casarios coloniais, possibilitando fazer paralelos com as colonizações portuguesas e espanholas a partir do urbanismo da cidade. Como pontos de visita teremos a Basilica del Santisimo Sacramento e Convento de San Francisco Xavier, o Museo Portugués, Museo Español e o Museo Municipal. O retorno está previsto para o final do dia.

19 de novembro de 2019 – terça-feira
DIA 6 – BUENOS AIRES
Lugares de Memória: A Argentina também tem suas personalidades históricas, e uma delas poderá ser conhecida neste dia, em visitas realizadas nos principais lugares que resgatam a sua memória. O percurso começa na frente da Casa Rosada, passando pelo Museo Evita e pelo Cemitério da Recoleta, espaços que revelam parte da história de Evita Perón, figura importante na história argentina. Durante a caminhada, outros lugares serão visitados como a belíssima Iglesia de Nuestra Señora del Pilar e espaços de arte ou design também localizados no bairro da Recoleta.

20 de novembro de 2019 – quarta-feira (feriado)
DIA 7 – BUENOS AIRES – SÃO PAULO
Após o café da manhã, o grupo seguirá para o aeroporto, retornando à cidade de São Paulo.

*Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.


A quem se destina:
O conteúdo do curso destina-se ao público em geral interessado em conhecer a história das cidades de Buenos Aires e Colonia del Sacramento a partir de seu urbanismo, do conjunto arquitetônico de suas belíssimas igrejas e do rico acervo de seus espaços museológicos. Contudo a abordagem na interface história X arte também desperta interesse aos estudiosos de arte, historiadores, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, estudantes universitários ou profissionais que atuam em projetos de preservação cultural ou patrimonial que desejam utilizar como referencial a capital argentina.


Professor:
Fabricio Santos é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Católica de Santos. Já atuou como curador de arte sacra no Museu de Arte Sacra de Santos-SP e atualmente é professor no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Pesquisador das Igrejas das Irmandades dos Homens Pretos, é membro do Projeto Barroco Cifrado e integrante da Comunidade do Rosário na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, onde contribui na liturgia das celebrações inculturadas.


Período: de 15 a 20 de novembro de 2019CANCELADO
Saída e retorno do Aeroporto de Guarulhos
Saída: dia 14 de novembro de 2019 – SAO / BUE – 14/11/2019 – Saída – 11h30 – Chegada – 13h25
Retorno: 20 de novembro de 2019 – BUE / SAO – Saída – 15h20 – Chegada – 19h05
Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos – Rod. Hélio Smidt, s/nº – Cumbica, Guarulhos


INVESTIMENTO:
Valor por pessoa para o pacote terrestre em apto duplo USD 1.370,00 – pacote completo com a parte aérea USD 1.770,00.
Valor por pessoa para o pacote terrestre em apto single USD 1.724,00 – pacote completo com a parte aérea USD. 2.124,00.

Forma de pagamento: À vista com 3% de desconto, ou 30% de entrada e o saldo em até 10 vezes sem juros no cartão ou boleto bancário.

Incluso
– Taxas de embarque
– Ônibus executivo ou micro-ônibus para transfer de chegada e saída em Buenos Aires, e micro-ônibus à disposição para todas atividades discriminadas no roteiro.
– Jantar de boas-vindas (cortesia)
– 06 noites de hospedagem no Hotel Amerian Buenos Aires Park  4**** com café da manhã – https://www.amerian.com/hotel/amerian-Buenos-Aires-Park-Hotel
– Equipamento móvel para transmissão simultânea (Radio transmissor)
– Seguro viagem GTA
– Kit Viagem Senator e etiquetas de bagagem personalizadas
– Acompanhante Senator Turismo
– Acompanhante Museu de Arte Sacra de São Paulo
– Monitoria – Prof. Fabrício Forganes Santos 

Não incluso
– despesas com refeições, bebidas, nos locais de visitação (museus, igrejas)


Inscrições: Fátima – mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – mfatima@museuartesacra.org.br
Vagas – 30 (trinta)

Compartilhar