OBJETIVO GERAL
O curso pretende compreender, à luz da historiografia, eventos capitais do século XX. Nele ocorreram algumas das maiores conquistas da humanidade e alguns dos seus piores excessos. O século iniciou e terminou com guerras. Nenhum ano se passou sem que seres humanos fossem mortos em guerras ou sofressem para se recuperar da devastação desses conflitos. Analisar as relações econômicas, sociais, políticas e culturais entre as diversas nações e a própria humanidade, em um momento de profundas e aceleradas transformações técnicas, tecnológicas, bélicas e midiáticas se mostra de fundamental importância. O objetivo é, por meio dessa análise, discutir os desafios, as oportunidades e os redimensionamentos das relações humanas e apresentar subsídios para uma melhor compreensão desse acelerado século.

– Analisar o século XX, sob uma perspectiva historiográfica
– Compreender seu desenvolvimento e suas transformações nos campos político, econômico, social, cultural, bélico e das relações humanas
– Oferecer subsídios para uma discussão aprofundada de um século com aceleradas transformações

CONTEÚDO
Módulo 1 (16/04) – Primeira Guerra Mundial
Módulo 2 (23/04) – Revolução Russa
Módulo 3 (30/04) – Totalitarismos
Módulo 4 (07/05) – Segunda Guerra Mundial

DOCENTE
Fábio Lage, Historiador formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado e bacharel em História e Pedagogia. Foi docente e coordenador de História no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Professor da rede privada de ensino (Colégio Santo Américo), palestrante e pesquisador independente. Autor e colaborador de materiais didáticos (Editora Abril). Tem experiência em História, com estudos e especializações em História Moderna/ Contemporânea, História do Brasil Império/República e História das Religiões.

Datas: 16, 23, 30 de abril e 07 de maio de 2020
Horário: das 19h às 21h30
Valor: R$ 220,00 à vista ou R$ 260,00 (03 vezes)
Vagas – limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes
Estacionamento (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito à lotação)
No final do curso o aluno receberá o certificado.

Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe, MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.