MAS

Espaço para compartilhar conteúdos.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo no seu roteiro de viagem

blog

O Museu da Arte Sacra, em parceria com o Expedia Brasil,
destaca os fatos interessantes que farão você visitar o museu

Reunindo as mais importantes relíquias coloniais que influenciaram a cultura e marcaram a história da cidade e do mundo, o clima de silêncio preservado na construção de taipa de pilão e pau a pique do Museu de Arte Sacra de São Paulo - MAS-SP, contrasta com a barulhenta metrópole do lado de fora, no coração da cidade, no Bairro da Luz.  

Considerado um dos principais monumentos arquitetônicos coloniais do Estado, dentre as cerca de dezoito mil peças, o Museu concentra um dos mais significativos acervos museológicos do patrimônio sacro brasileiro. Com peças provenientes de igrejas e capelas de todo o Brasil e também de diversos países do mundo, o destaque fica por conta da prataria, joias, pinturas, mobiliário e livros, além da imaginária e da indumentária sacras. 

A preciosidade da coleção evidencia obras de artistas como Aleijadinho, atribuido, Padre Jesuíno do Monte Carmelo, entre outros tantos anônimos que deixaram a sua marca. Entre as exposições virtuais, as de longa duração e as temporárias no decorrer do ano, o Museu de Arte Sacra de São Paulo também oferece uma boa diversidade de atividades culturais como palestras, cursos livres e tardes musicais. E se considerar fazer uma visita em um fim de semana, aos sábados a entrada é gratuita. 

O toque especial é dedicado à algumas coleções peculiares. A coleção de lampadários, por exemplo, é o segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da imponência do Museu do Vaticano. Surpreendente também são as coleções de ícones russos, relicários e sacrários que é de deixar qualquer um boquiaberto. Já pensou e um acervo composto por cerca de nove mil peças de numistmática, cédulas e medalhas pontifícias? A Coleção de Numismática é imperdível. Agora um dos espaços mais admirados é o acervo dos Presépios. São aproximadamente 3.400 peças que compõem os mais curiosos conjuntos presepistas, procedentes de diferentes países e regiões do Brasil e do mundo. 

Entre tantas outras novidades, no início do ano o Museu de Arte Sacra de São Paulo apresentou o seu mais novo projeto de interatividade e acessibilidade. A modelagem 3D em 360º permite ao ‘visitante’ apreciar e manusear virtualmente algumas obras de seu rico acervo, com a mesma precisão de detalhes como podem ser vistas ao vivo. 

E para atender desde crianças a adultos, grupos e pessoas com deficiências físicas ou necessidades especiais, o espaço conta com toda a estrutura e a assistência de profissionais para qualquer ocasião. Para deficientes auditivos, há um intérprete de Libras. Com autonomia parcial para a circulação, os deficientes visuais têm à disposição materiais ampliados e em braile, além de um professional guia-vidente e percurso e maquete táteis. O museu oferece ainda mediação para pessoas com deficiência intelectual, com roteiro adequado, oficina inclusiva e material de apoio multissensorial.

A riqueza e a conservação do acervo está recheado de história e tem o orgulho de apresentar cada detalhe para quem caminha pelos seus corredores. Ah, só não esqueça de verificar os horários de funcionamento do MAS, que abre de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. 

Confira aqui  as dicas do Expedia Brasil de o que fazer em São Paulo

Escrito por um colaborador do Expedia Brasil