OBJETIVO GERAL
A partir da etiqueta, das regras sociais de comportamento, da moda e do refinamento dos gostos, o Barroco se expandiu rapidamente por toda a Europa e atingiu as Américas. Além das representações artísticas, os homens precisavam nesse momento estar atentos aos bons comportamentos para uma relevante educação religiosa e política. A leitura religiosa de mundo se coadunava muito bem com uma produção de significados baseada em valores cortesãos provenientes da política monárquica. Nessas práticas, o modelo da hierarquia e da superioridade divina se estabelecia a partir de uma submissão política e simbólica da sociedade como um todo. O papa e o rei, que também era um representante de Deus na terra, exigiam indivíduos que se definissem pela piedade, pela razão e pela discrição. O bom homem era aquele que conhecia o seu lugar e que sabia discernir os protocolos, o uso dos diversos discursos e as melhores ações para determinadas situações e ocasiões. Assim, temos critérios de produção de modelos e um ideal para a educação dos indivíduos e dos artistas. Numa sociedade que pretendem-se religiosa e fiel ao ideal monárquico, os tratados ensinavam caminhos para a representação da arte, para o bom comportamento e para a atividade intelectual. A proposta desse curso é entender as maneiras como a etiqueta, a moda e o refinamento dos gostos interferiram na produção da arte barroca. O curso pensa, sobretudo, como os comportamentos aí estabelecidos serviram de modelo para a arte e como afetaram de modo decisivo a produção da cultura desde então.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Apresentar a etiqueta, a moda e o refinamento dos gostos como material reflexivo para o entendimento da arte barroca;
– Analisar, criticar e contextualizar a arte barroca por meio das regras sociais de comportamento de uma sociedade monárquica;
– A arte barroca em modelos, tratados, protocolos, vestuário, etiqueta e o uso dos diversos discursos e as melhores ações para determinadas situações e ocasiões de convívio e produção da arte.
– Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
– Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte barroca esteja presente.


CONTEÚDO

07 de agosto de 2019
AULA 1 – A Sociedade dos Nobres e dos Cavaleiros
Características gerais da sociedade. A herança medieval. Duques, marqueses, condes, barões e madames. A cavalaria e a nobreza. A vida de nobres e cavaleiros. O ideal e as virtudes dos nobres e dos cavaleiros.

14 de agosto de 2019
AULA 2 – Como Ser Nobre.
Um tempo crítico. Manuais de bons costumes e a arte de civilizar-se. Um poder tradicional. Legitimação dos costumes.

21 de agosto de 2019
AULA 3 – Sobre o Rei
A soberania. A imagem do rei. Rei e senhor. A administração do dom. Honra, glória e fama. O perdão. A conservação do poder.

28 de agosto de 2019
AULA 4 – O Palácio e o Templo.
Castelos e palácios. Versalhes. As Igrejas barrocas. As torres. A decoração interior e o mobiliário. A floresta, o vergel e os jardins. A casa camponesa.

04 de setembro de 2019
AULA 5 – Uma sociedade de Aparências
O recrudescimento da moda. Tecidos e cores. A roupa masculina. A roupa feminina. Os clérigos. Os brasões.

11 de setembro de 2019
AULA 6 – Mudanças de Atitudes em Relação às Funções Corporais
Mudanças de atitudes nas relações entre os sexos. O comportamento no salão. O comportamento no quarto. Mudanças na agressividade. Ser dama e cavalheiro. Ser santo.

18 de setembro de 2019
AULA 7 – A Mesa.
Alimentação da nobreza e dos senhores. As bebidas e os vinhos. A etiqueta e o comportamento aristocrático à mesa. A alimentação dos camponeses. O jejum.

25 de setembro de 2019
AULA 8 – Vida de Corte: a Boa Sociedade
Os Costumes dos Nobres. O amor cortês e as realidades afetivas. A atração física e os critérios de beleza. A corte e os casamentos. As festas e as recepções. Os torneios, as caças, o jogo de xadrez e o jogo das cartas. Os prazeres da carne.

02 de outubro de 2019
AULA 9 – Grandes Residências e Salões Literários
Arquitetura e decoração dos palacetes. A criadagem. A distribuição dos apartamentos. Decoração e mobiliário. Recepções e festas. Os salões.

09 de outubro de 2019
AULA 10 – Vida de Igreja: a Sociedade Santa
O papel cultural da Igreja. Os Costumes do clero. O amor cortês a Deus. A atração espiritual e os casamentos místicos. A relação com a corte. As festas e as recepções. O calendário litúrgico, as celebrações cotidianas e as festas dos santos. Os santos como nobres. A renúncia da carne.

16 de outubro de 2019
AULA 11 – O Barroco Tardio e o Refinamento do Rococó
Estilo, moda, imagem, iconografia e decoração. O Iluminismo e as antiguidades romanas. Editores e Connoisseurs. Marchands e pequenos burgueses. A classe média. Manuais de bons costumes e a arte de civilizar-se.

23 de outubro de 2019
AULA 12 – Civilização e Cultura: A Etiqueta nos Costumes e na Arte
A civilização como transformação do comportamento humano. Etiqueta, regras sociais de comportamento, moda e refinamento dos gostos como sinal de civilização e cultura. O Barroco como uma importante etapa na formação dos conceitos de civilização da sociedade ocidental.


A QUEM SE DESTINA
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.


PROFESSOR
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.


Período: 07 de agosto a 23 de outubro de 2019 (quartas-feiras)
12 dias de aulas
Aulas: 19h30 às 22h00 (intervalo para o café)
Carga horária: 36 horas
Valor: R$ 650,00 a vista ou R$ 690,00 (03 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.


– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.


– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

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