Este curso está temporariamente cancelado devido a um projeto para o qual o professor foi chamado para participar fora de São Paulo.

O Museu de Arte Sacra promove o Curso Livre: “As grandes Senhorias italianas” com o Prof. Dr. Oscar Luigi Marzorati.


Objetivo e conteúdo:
Após a palestra de introdução ao tema, o curso visa contar dos fatos e da herança artística e cultural das principais senhorias italianas.

Cada aula será uma viagem dentro de importantes cidades e sedes senhoris, as quais mantiveram nos séculos a implantação urbanística e arquitetônica desejada pelos senhores de 1300 e 1400, e ainda hoje conservam obras de arte que conferiram beleza e magnificência à Itália.

Giotto, Piero della Francesca, Leonardo da Vinci, Mantegna, Brunelleschi, Michelangelo e outros artistas, protegidos por soberanos iluminados como Lorenzo il Magnifico, Ludovico il Moro, Federico da Montefeltro, Cangrande della Scala, Borso d’Este, Federico Gonzaga.

Em cada aula serão delineadas as vicissitudes biográficas desses importantes personagens históricos para evidenciar as mudanças das cidades que, de alguma forma, ainda hoje levam os marcos urbanísticos e as belezas artísticas.


Programa:
Ciclo de aulas em 06 (seis) encontros. Terças-feiras

02 de abril de 2019 – Primeiro encontro
Verona e os Della Scala

09 de abril de 2019 – Segundo encontro
Milão e os Sforza

16 de abril de 2019 – Terceiro encontro
Ferrara e os Estensi

23 de abril de 2019 – Quarto encontro
Mantova e os Gonzaga

30 de abril de 2019 – Quinto encontro
Urbino e os Montefeltro

07 de maio de 2019 – Sexto encontro
Florença e os De’ Medici


Público alvo:
O curso é dirigido a todos que tenham em comum o interesse pela história, pela história da arte e da arquitetura, pela arte e arquitetura italianas no específico.

Deseja-se atingir um público variado, desde graduados e graduandos em história e/ou história da arte/história da arquitetura, até profissionais da área.


 Docente:
Prof. Dr. Oscar Luigi Marzorati, italiano da região do Lago de Como, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura do Politecnico di Milano Bovisa (Milão, Itália).

Possui experiência em projetos de Arquitetura residencial e comercial, com ênfase em reformas, restauro, manutenção e valorização do patrimônio arquitetônico existente.

Colabora há anos com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo – órgão cultural oficial do Consulado Geral da Itália em São Paulo – dentro do qual, hoje, é responsável pelas visitas guiadas ao palacete de 1922 sede da instituição.

Foi autor de varias palestras e cursos sobre a cultura italiana em diversas instituições culturais renomadas (Livraria Cultura, Casa do Saber, entre outras).


Período: de 02 de abril a 07 de maio de 2019 (terças-feiras) – 6 dias de aula
Aulas: das 19h00 às 21h30
Carga horária: 15hs
Valor: R$ 300,00 a vista – R$ 360,00 (02 vezes) vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.

Compartilhar