MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui,  caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

APRESENTAÇÃO
Atualmente, graças aos recentes avanços da análise instrumental específica para a avaliação das obras de arte no campo da conservação e restauração, é possível reconstituir a estrutura pictórica das obras-primas que tanto nos fascinam, e as vezes desvendando segredos que os artistas guardavam a sete chaves. Nesse curso será abordado como a tinta a óleo revolucionou a pintura a partir do século XV criando efeitos brilhantes e transmitindo ao nosso olhar sensações quase mágicas de volume e profundidade. A partir de Jan van Eyck (1390-1441), nomeado como o inventor da pintura a óleo muito embora os óleos vegetais fossem conhecidos desde a Antiguidade, o caráter inovador da pintura não estaria propriamente no uso do óleo secativo, mas na metodologia de sua aplicação. Inauguram-se a partir desse momento histórico as Escolas Veneziana e Flamenga da pintura de cavalete que constituirão com seus receituários e manuais a herança da prática da pintura dos artistas que sucederam esses grandes mestres até o século XXI.

Objetivo
Apresentar em detalhes como eram produzidas as cores pelos artistas observando as similaridades e variações da construção da pintura de cavalete do século XV até o XVII pela análise das obras clássicas de três mestres expoentes da história da arte e cujo resultado pictórico vibrante não se deve apenas pela combinação de um veículo oleoso na tinta, mas pela forma como ele é dosado, manuseado e aplicado sobre a superfície da pintura para a produção da cor, com algumas demonstrações práticas de execução desses efeitos.

Conteúdo abordado
– a produção da cor e os pigmentos constituintes da paleta de cada artista;
– a observação da estrutura da pintura resultante do gesto artístico;
– o passo a passo em detalhes de algumas das pinturas analisadas.

Programa do curso
03 encontros de 2 horas/aula cada.

DIA 03/11 – Aula 01 – Jan Van Eyck (1390 – 1441) e análise das características da cor na pintura da escola flamenga.

DIA 10/11 – Aula 02 – Ticiano Vecellio (1473/90 – 1576) e análise das características da cor na pintura da escola veneziana.

DIA 17/11 – Aula 03 – Rembrandt van Rijn (1606 – 1669) e análise das características da cor: monocromia, o chiaroscuro e o contraste quase táctil das camadas espessas de tinta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BOMFORD, David; ROY, Ashok. A Closer Look: Colour. London: National Gallery, 2009.
DELAMARE, François; GUINEAU, Bernard. Colour: making and using dyes and pigments. London: Thames & Hudson, 2016.
FRASER, Tom & BANKS, Adam. O guia Completo da Cor. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
JANUSZCZAK, Waldemar (org). Techniques of the World’s Great Painters. USA: Chartwell Books, 1980.
JENNINGS, Simon. Artist’s color manual: the complete guide to work with color. EUA: Chronicle Books, 2003.
KIRBY, Jo. A Closer Look: Techniques of painting. London: National Gallery, 2011.
MAYER, Ralph Mayer. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SHEPPARD. Joseph. How to paint like the old masters. New York: Watson-Guptill, 1983.
SIDAWAY, Ian. Color Mixing Bilble. New York: Watson-Guptill, 2002.
PAVEY, Don. Colour Concepts. Palettes & Pigments. London: Micro Academy, 2014. 

DOCENTE
Silvana Borges é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota) e restauro arquitetônico de pinturas murais. Profissional associada ao CAU, AATESP, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia e arte sacra, com foco nas metodologias de pintura tradicionais e contemporâneas. É docente da Universidade Santa Úrsula (RJ) e UniSantana (SP) na disciplina de Conservação e Restauro de Superfícies Arquitetônicas; e integra o Grupo de Pesquisa “Arte Sacra Contemporânea: Religião e História” do LABÔ (PUC-SP). Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 pode-se perceber a evolução constante da sua obra e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos, e já receberam inúmeras premiações e troféus com participação em exposições e presentes em acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária com o recente “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e participação na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083

Datas: 03, 10, 17 de novembro de 2021 (quartas-feiras)
Horário: das 17h às 19h
Valor: R$ 150,00 à vista
Carga horária: 06 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar