MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

APRESENTAÇÃO
Na quarta edição deste curso foram elencados outros três artistas de fases distintas da história da arte para estudo comparativo de sua obra e técnica de pintura por meio de pesquisas de dados resultantes da análise instrumental específica para a avaliação das obras de arte no campo da conservação e restauração. Ao longo das aulas estabeleceremos algumas correlações e diferenciações ao observarmos a estrutura pictórica de algumas das obras-primas que tanto nos fascinam. Nesse novo módulo abordaremos alguns meios distintos de pintura: afresco, tempera, óleo e acrílico. A partir de Giotto (1267-1337), considerado pioneiro na introdução do espaço tridimensional, temos uma pintura mais naturalista e uma visão mais humanista de mundo; com Caravaggio (1571-1610) continuaremos em temáticas predominantemente religiosas na pintura óleo sobre tela inaugurando o estilo barroco dramático e tenebrista; e finalmente com Rothko (1903-1970) daremos um salto para o século XX para a arte não-representativa que expressa o vazio espiritual do homem moderno. Observaremos ao longo dos séculos a alteração de suporte e técnica artística em diferentes meios de pintura com estudo meticuloso de algumas obras que trazem na sua diversa materialidade um ponto em comum: a busca incessante pela representação do espiritual na arte.

Objetivo
Apresentar em detalhes como eram produzidas as cores pelos artistas observando as similaridades e variações da construção da pintura  em suportes diversos (mural, madeira e tela) e do meio de pintura empregado (afresco, tempera, óleo e acrílico) pela análise das obras clássicas de três mestres expoentes da história da arte cujo resultado vibrante da pintura não se deve apenas pela combinação de cores, mas pela forma como a tinta é dosada, manuseada e aplicada sobre a superfície, com algumas demonstrações da metodologia de execução desses efeitos.

Conteúdo abordado
– a produção da cor e os pigmentos constituintes da paleta de cada artista;
– a distinção da técnica e da composição dos diferentes meios de pintura;
– o passo a passo em detalhes de algumas das pinturas analisadas.

Programa do curso ON-LINE:
03 encontros de 2 horas/aula cada

Dia 10 de outubro de 2023
Aula 01 – Giotto di Bondone (1267-1337) a pintura em afresco e em têmpera e o elo entre o Renascimento, a pintura medieval e a bizantina.

Dia 17 de outubro de 2023
Aula 02 – Michelangelo Merisi, o Caravaggio (1571-1610) e análise das características do chiaroscuro na pintura óleo sobre tela da escola barroca.

Dia 24 de outubro de 2023
Aula 03 – Mark Rothko (1903-1970) e análise das características do uso da cor e da tinta acrílica no processo de simplificação e abstração das formas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BOMFORD, David; ROY, Ashok. A Closer Look: Colour. London: National Gallery, 2009.
DELAMARE, François; GUINEAU, Bernard. Colour: making and using dyes and pigments. London: Thames & Hudson, 2016.
FRASER, Tom & BANKS, Adam. O guia Completo da Cor. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
JANSON,  Horts Woldemar et all. A nova história da arte de Janson. Calouste, 2010.
JANUSZCZAK, Waldemar (org). Techniques of the World’s Great Painters. USA: Chartwell Books, 1980.
JENNINGS, Simon. Artist’s color manual: the complete guide to work with color. EUA: Chronicle Books, 2003.
KIRBY, Jo. A Closer Look: Techniques of painting. London: National Gallery, 2011.
MAYER, Ralph Mayer. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SCHAMA, Simon. O poder da Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SHEPPARD. Joseph. How to paint like the old masters. New York: Watson-Guptill, 1983.
SIDAWAY, Ian. Color Mixing Bilble. New York: Watson-Guptill, 2002.
PAVEY, Don. Colour Concepts. Palettes & Pigments. London: Micro Academy, 2014.


DOCENTE
Silvana Borges cursa o mestrado profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes em São Paulo, com ingresso em 2022; é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e restauro arquitetônico de pinturas murais: prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Destaca-se a sua atuação no processo de conservação e restauração no Museu do Ipiranga dos 18 marouflages que contornam a sanca no alto da escadaria principal do edifício monumento. Docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo desde 2014 ministrando cursos teórico-práticos com estudos iconográficos e das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Docente da Faculdade São Bento de São Paulo (FSB-SP) e Universidade Santa Ursula (USU). Integra os grupos de pesquisa: Estética & Arte Sacra (FSB-SP) e Arte sacra contemporânea: Religião e História, do LABÔ (Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP). Profissional associada ao CAU, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução e alterações de técnica de seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas com obras catalogadas e várias premiações, inclusive pela sua atuação literária com o recente “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e premiação na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083

Datas: 10, 17 e 24 de outubro de 2023 (terças-feiras)
Horário: das 17 às 19 horas
Carga horária: 06 horas
Valor: R$ 150,00
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322.5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom

Compartilhar