MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.


Um jovem monarca ousou transbordar os confins de seu periférico reino na Macedônia. Em apenas dez anos, aquela decisão resultou num império colossal cujo território ia desde o Mar Egeu e o Egito até a Índia. Alexandre tornou-se modelo de referência para uma legião de aventureiros, generais e estadistas, de César a Constantino, de Mehmet II a Napoleão, de Marco Polo a John F. Kennedy.


  1. A Grécia prostra-se ante o filho de Zeus  

Três fontes de inspiração: Aquiles, o ídolo; Aristóteles, o mestre; Ciro, o paradigma político. A polis em crise, os conflitos do mundo helênico. Um rei para chamar de seu.

  1. Alexandre e os persas: a queda de uma potência 

A invasão da Ásia: um gigante devorado pelas bordas. Fenícia, Síria, Egito. Alexandre e Dario III, dois soberanos em confronto. Passagem de poder, matrimônios de corte e acomodações dinásticas. A nova civilização multiétnica, grega e persa.

  1. Um legado sem herdeiros 

A morte prematura do conquistador precipita a fragmentação do Império. A Alexandre, já moribundo, os companheiros perguntam a quem deveria caber o trono. A resposta foi lacônica: tôi kratistôi (“ao mais forte”). Assim a rivalidade da corte degenerou em corrida pelo poder; e esta em guerra civil.

  1. De homem a lenda 

O conquistador e as artes. Bustos, túmulos, mosaicos forjam uma imagem que não cessará de ser remodelada no tempo. “Alexandre”, modos de usar: o grande, o maldito, o herói civilizador, o libertário, o astro de cinema, o corifeu dos neocon.


Professor:
Plinio Freire Gomes
, é autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Leciona nos museus Masp, Museu de Arte Sacra e Mam; e em instituições como Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia, Instituto de Cultura Árabe e Areté (Centro de Cultura Helênica). Há seis anos coordena o grupo de “Estudos da Arte”, atuando também como membro fundador do coletivo Lente Cultural, na Livraria Martins Fontes. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica. Participa ainda, na condição de especialista, em projetos de viagem com foco em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã, Índia, China e Japão.


Datas: 13, 20, 27 de outubro e 03 de novembro de  2020 (terças-feiras)
Horário: das 14 às 16h30 – aula até as 16 horas e meia hora de plantão do professor para sanar as dúvidas (das 16h às 16h30)
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 160,00 à vista (depósito bancário ou transferência)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627-5393 – (11) 98174-3483

CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras na plataforma do Museu – https://maseducacao.com.br/


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe, MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Compartilhar