OS PAULISTAS E A ADMINISTRAÇÃO DOS ÍNDIOS POR PARTICULARES EM FINS DO SÉCULO XVII
AMBIRES, Juarez D.
http://lattes.cnpq.br/5231846291164013

Resumo: Em 1680, paulistas de toda a Capitania, representados câmara da Vila, encaminham a autoridades um pedido. A solicitação é a administração direta dos índios já submetidos e dos que viessem a ser. No seio da Companhia de Jesus, ante o pedido, surge uma cisão. Há jesuítas pró pedido paulista; há jesuítas contrários a ele. Os contrários estão sob a liderança de Antônio Vieira – o famoso orador e sermonista. A contenda produzirá um conjunto de documentos que reunimos para a composição de uma crônica. O texto foi apresentado para pleiteamento de título de mestre em defesa ocorrida na USP em 2000.


ENTRE HISTÓRIA, ARTE, LITURGIA E DEVOÇÃO: UM POSSÍVEL PERCURSO NARRATIVO DO ANTIGO RECOLHIMENTO DE SANTA TERESA EM SÃO PAULO
PHILIPPOV, Karin
http://lattes.cnpq.br/9353654916050752

 Resumo: O Antigo Recolhimento de Santa Teresa possui uma longa história. Construído para abrigar mulheres de posses e de má reputação ou desobedientes, o estabelecimento funciona como instituição religiosa até 1917, quando Dom Duarte Leopoldo e Silva ordena sua demolição, dentro do programa de reformas do centro da cidade de São Paulo. Aqui, compreende-se e analisa-se o conjunto de seis Doutores da Igreja e quatro Evangelistas e o crucifixo em madeira policromada do século XVIII, pertencentes ao Antigo Recolhimento e hoje integrantes do acervo permanente do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Compartilhar