O PRESÉPIO NAPOLITANO DO MUSEU DE ARTE SACRA E UMA VISITA VIRTUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
MARIA, Vera Lúcia Alves

Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS – e, em especial, o Presépio Napolitano. O objetivo desta pesquisa foi analisar a gramática visual a partir de referenciais teóricos como a imagem na Arte Barroca em Aguilar (2000), a imagem religiosa em Oliveira (2000), o presépio napolitano em São Paulo em Walker (2002), o pioneirismo do acervo paulista em Mascarenhas (2017) e a mediação da arte em Araujo (2017) e Soares, Silva, Oliveira, Santos, Araujo (2022). Ao final analisamos a proposta de uma sequência didática sobre o Presépio Napolitano a partir de propostas realizadas na Residência Pedagógica de Ensino Fundamental e pelo Educativo do MAS.