MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

Apresentação
Interligar diferentes dimensões da realidade é uma competência extremamente importante para a nossa realidade contemporânea. Diante de acontecimentos marcados pela pluralidade, em que uma linha de pensamento apenas não os consegue explicar, uma pessoa vê-se levada a desenvolver estratégias de pensamento que sejam reflexivas e se abram para o diálogo entre os mais diferentes campos do conhecimento. Essa capacidade de inter-relacionar de modo interativo conhecimentos que não se apresentam de modo linear em nosso cotidiano, o filósofo Edgar Morin chamou de pensamento complexo.

Além disso, a inovação e a criatividade são conceitos que, definitivamente, entraram no vocabulário atual, em diferentes esferas da sociedade: educação, trabalho, socialização etc. Inovação e Criatividade estão associadas ao pensamento complexo assim como as Artes. Na esfera artística são comuns a presença de práticas e processos básicos que podem ser transpostos para outras áreas do conhecimento humano e motivar a construção do pensamento complexo, o desenvolvimento da criatividade e resultados inovadores.

Além disso, uma discussão pautada por estes temas, necessariamente, deve incluir e redimensionar o avanço tecnológico e o(s) conceito(s) de futuro(s).

Este curso oferece discussões e aportes teórico-práticos que motivam o desenvolvimento do pensamento complexo criativo e o revigoramento da mente estratégica e inovadora, o que possibilita alcançar coisas extraordinárias, em qualquer área da atuação.

Objetivo geral
Desenvolver e compreender o pensamento complexo estratégico a partir da inter-relação entre Artes, Criatividade e Inovação.

Objetivos Específicos
– Diferenciar Arte, Criatividade, Inovação, Estratégia, Estética, Estilo e Pensamento Complexo.
– Desenvolver o pensamento complexo estratégico.
– Analisar princípios do raciocínio criativo e estético.
– Relacionar tecnologia, arte e criatividade como elementos constitutivos da construção de futuro.
– Analisar a composição do pensamento estratégico a partir das contribuições do pensamento artístico.
– Relacionar impressões pessoais e a construção do sentido nas obra de arte, de acordo com elementos próprios das linguagens artísticas e do pensamento estratégico complexo.
– Inter-relacionar elementos estéticos, literários, tecnológicos, filosóficos e culturais próprios da dimensão simbólica e estratética dos campos artísticos.

Ementa
Arte. Criatividade. Pensamento complexo. Pensamento em rede. Pensamento Estratégico. Estratégia. Inovação. Cognição. Técnica e Tecnologia. Relações entre Técnica, Tecnologia e Arte. Episteme. Multiculturalismo. Estética. Estilo. Tecnofantasia. Tecnocultura. Tecnocrença.

19 de julho de 2022
Aula 1: A ARTE E O PENSAMENTO ESTRATÉGICO COMPLEXO
Conceitos de Arte, Criatividade, Estratégia, Inovação. O fazer artístico como fazer estratégico. Estética, Cognição e Ética. O valor da criatividade.  Arte, Techné e Episteme: conflitos e necessidades contemporâneas. Arte e Ética.

26 de julho de 2022
Aula 2: TECNOFANTASIA E TECNOCRENÇA
O valor da crença e da fantasia como elementos estratégicos. Futuro e Diálogo entre tempos e tecnologias.Tecnologia, fantasia, crença, arte e criatividade. Símbolos, Ritos e Mitos, Arte, Tecnologia e Futuro. Arte e Empreendedorismo. A imaginação como ferramenta produtiva.

02 de agosto de 2022
Aula 3: DISCUSSÕES ARTÍSTICAS E MULTICULTURAIS
O erro como acerto e o inesperado como possibilidade. Arte, defeito, erro e inovação. Princípios de avaliação ou como avaliar o errado. Multiculturalismo. Arte e cultura de projeto. A arte, a busca pela verdade e o encontro com a verdade. Arte, Criatividade e argumentação. A importância da diversidade.

08 de agosto de 2022
Aula 4: ESTÉTICA, ESTILO E INOVAÇÃO
Estética, estilo e inovação. O estilo na estratégia. A estratégia da e na Arte. O valor do seu ponto de vista na arte e na vida.  Diálogos entre tradição e inovação. A arte do espanto. Criatividade à brasileira: o valor do “nosso” jeitinho. O pensamento antropofágico brasileiro.

16 de agosto de 2022
Aula 5: ARTE, INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Pensamento complexo e pensamento em rede. Competências e habilidades. Arte e desenvolvimento do pensamento em rede. Arte, criatividade, pensamento complexo estratégico. A constante busca de respostas e a importância da pergunta. A pergunta na arte. Dinamismo e planejamento do pensamento. Arte, Estética e Pensamento estratégico transformativo.

23 de agosto de 2022
Aula 6: INOVAR PARA QUÊ?
Inovação, Estética e Ética. Arte, design e cultura como interfaces de ações na sociedade. Pensamento complexo e a busca pelas interfaces. O destino da obra de arte. A participação do público. Projetos de futuro. Inovar para quê?

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para estudantes de Artes, Filosofia, História, Letras, Linguística, Pedagogia, Psicologia, Design, Teologia e demais pessoas que desejem analisar o tema da Arte como linguagem e desenvolver estratégias para a sua compreensão.

SOBRE O DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a história da Arte (e da Literatura) e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Datas: 19, 26 de julho, 02, 09, 16 e 23 de agosto de 2022 (terças-feiras)
06 dias de aulas
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 300,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.