Em ocasião da mostra “Arte tumular: Imagens de uma saudade”, o Museu de Arte Sacra de São Paulo promoverá uma conversa com os fotógrafos Luciana Fátima e Arlindo Gonçalves, e a curadora Vanessa Bortulucce e o público. A proposta é de encorajar os participantes a refletir acerca da importância da arte tumular como componente cultural, patrimonial e artístico. As imagens cemiteriais estão associadas com as sociabilidades, as relações entre vida e morte, os afetos e as subjetividades de todos nós.
Pesquisar e observar estas imagens significa estudar a história das relações entre a produção da imagem e o seu significado através do tempo. As obras ressoam visões de mundo, assim como permitem visualizar a evolução das técnicas e da cultura material.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Data: 28 de setembro de 2019 (sábado)
Horário: das 13h
Não é necessário fazer inscrição, por ordem de chegada, capacidade da sala 50 lugares.
Informações: (11) 5627.5393 – mfatima@museuartesacra.org.br
Local: Estação Tiradentes do metrô.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
Ao final da palestra será oferecido o certificado de participação.