MÉTODO
A palestra acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

A arte sacra e particularmente a arte santeira foi, segundo as fontes que alicerçam esse trabalho, a primeira forma de arte no Brasil colônia e, muito mais do que isso, a única manifestação artística produzida pelos colonizadores até a segunda metade do século XVIII, época em que esse cenário começa a mudar  e outras expressões artísticas, com outros temas, começam a surgir, especialmente no XIX, quando a corte portuguesa se muda para o Brasil e inaugura a Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro.

A escultura de imagens dos santos católicos passou por fases, ao longo de toda a colonização, em que se privilegiou primeiramente o barro e depois a madeira e que passou dos conventos das ordens missionárias para artesãos leigos entre os quais havia mestiços, negros e nativos que imprimiram na arte santeira brasileira um estilo próprio e único, acrescentando ao Barroco que veio da Europa, elementos da própria cultura.

Hoje, a arte santeira brasileira continua sendo a fonte de renda para homens e mulheres que se dedicam integralmente à produção de imagens desses santos, seja sob encomenda, observando uma iconografia oficial, seja usando sua própria criatividade, aplicando, como faziam os primeiros artesãos, elementos da cultura local, de onde vivem.

Esse trabalho pretende apresentar parte desse universo atual, através dos trabalhos de artesãos entrevistados durante a produção da minha tese de doutorado, defendida em fevereiro deste ano bem como por meio dos comentários das particularidades de cada um.

Palestrante:
Marco Antonio Fontes de Sá – Mestre em Ciência da Religião pela PUC/SP – Tema: Cosmologia Bantu nas festas de N. Sra. do Rosário e São Benedito
Doutor em Ciência da Religião pela PUC/SP – Tema: Arte Santeira – Barro e madeira no imaginário, na devoção e no trabalho do povo.

Data: 24 de novembro de 2021 (quarta-feira)
Horário: Das 16 às 18horas
Atividade gratuita – vagas limitadas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
A palestra será ministra online na plataforma Zoom.