Marc Chagall, pintor e ceramista

Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresenta a exposição “Amor e Esperança – O Cântico dos Cânticos e o Apocalipse” composta por quarenta pinturas do artista sacro Guto Godoy que representam elementos descritos nos livros bíblicos do Cântico dos Cânticos e no Apocalipse.

Com curadoria da museóloga do MAS, Beatriz Cruz e do próprio artista as pinturas possuem técnicas diversas que empregam o uso do guache, têmpera, gesso e até mesmo gravação sobre aço.

As gerações passadas nos deixaram enormes tesouros em pinturas murais, esculturas e miniaturas que transformam em imagens o conteúdo da Palavra de Deus. As obras aqui expostas buscam inserirem-se nessa grande tradição de apresentar aos olhos a profundidade da Palavra que preenche e vivifica a existência humana, afirma Guto Godoy.

O Cordeiro é digno de abrir o livro – Têmpera sobre cartão

Desejamos possibilitar ao público o contato com a Arte Sacra, aquela que parte das Sagradas Escrituras e da celebração litúrgica como um prolongamento das mesmas. Marc Chagall, o célebre pintor e ceramista, escreveu: “Por muitos séculos os pintores molharam os seus pincéis naquele alfabeto colorido que eram as páginas da Bíblia” e ainda hoje, muitos de nós seguem embebendo os pincéis nessas Páginas Sagradas, transformando em formas e cores essa fonte de vida que são os Sagrados Textos. Para o diretor do MAS, José Carlos Marçal de Barros, essa mostra traz no título duas das palavras muito importantes para a humanidade e que agora em meio a pandemia se tornam um verdadeiro farol iluminando o caminho a ser seguido.

Guto Godoy – Artista Sacro

Guto Godoy é artista sacro, bacharel em artes visuais pelo Centro Acadêmico Belas Artes de São Paulo, cursou Arquitetura e Arte para a Liturgia junto ao Pontifício Ateneo Sant’Anselmo in Urbe, em Roma. Teve por mestre o maior nome da Arte Sacra brasileira do último século, Cláudio Pastro (1948-2016). Realiza projetos para igrejas, adequação do espaço de culto, pinturas murais, azulejos, esculturas e ilustrações desde 2010.

Exposição | Amor & Esperança – O Cântico dos Cânticos e o Apocalipse

Abertura: 10 de Julho às 14h00.
Encerramento: 12 de Setembro às 17h00.
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 11h às 17h.
Local:
Sala MAS na Estação Tiradentes do Metrô (Linha 1 – Azul).
Entrada gratuita a todos os usuários do transporte coletivo.

Siga o #MAS nas redes sociais @MuseuArteSacra.