MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO GERAL
A atividade pretende investigar as situações de conflito em que o cristianismo desempenhou um papel relevante no contexto transnacional latino-americano. Apesar da maioria das sociedades terem optado pela secularização de seus Estados, as pesquisas pós-coloniais reconhecem que a religião tem sido um dos eixos fundamentais sobre os quais se construíram as particularidades das populações, como as latino-americanas, o que interferiu diretamente na construção das identidades nacionais. Considerando que não é possível entender a constituição dos territórios ou as mudanças sociais como alheias à dimensão religiosa, os quatro encontros virtuais pretendem recuperar, ainda que de maneira breve, a influência do cristianismo e a agência dos religiosos em capítulos importantes da história geopolítica de alguns países da América Latina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Provocar reflexões acerca da influência do cristianismo na história social e política latino-americana;
– Analisar a atuação da Igreja Católica nos processos de colonização das sociedades pré-colombianas;
– Analisar a agência da Igreja Católica nos processos de formação dos Estados latino-americanos independentes;
– Analisar, criticar e contextualizar a ação do clero nas ditaduras latino-americanas do século XX;
– Analisar, criticar e contextualizar o papel do cristianismo na sociedade latino-americana contemporânea.

CRONOGRAMA DE AULAS


31 de janeiro de 2022
Aula 1 – A conquista das Américas e a cristandade colonial.

Este primeiro encontro objetiva estudar os pressupostos norteadores do processo que resultou na “invenção da América”. As questões inerentes à colonização e ao mercantilismo serão abordadas na perspectiva do cristianismo, e de sua influência direta no campo político, territorial e cultural das sociedades pré-colombianas.

 07 de fevereiro de 2022
Aula 2 – A religião nos Estados latino-americanos independentes.

O quadro da formação dos Estados latino-americanos independentes será estudado no segundo encontro, com especial atenção ao papel cumprido pela religião nos diferentes conflitos. Para além do contexto político-religioso-social dos oitocentos, serão ainda analisados outros temas circunscritos no período que se inicia com a introdução do liberalismo em terras americanas, e se finda com a emancipação daqueles que estavam em condição de cativos nas sociedades latino-americanas.

14 de fevereiro de 2022
Aula 3 – As ditaduras latino-americanas e o cristianismo.

Outro capítulo que comprova a transnacionalidade da história das sociedades latino-americanas é o do militarismo, que implementou regimes ditatoriais em diferentes países, todos eles com arcos temporais específicos. O terceiro encontro abordará a forma como a religião foi utilizada para instaurar uma suposta ordem social nos referidos países, revelando as ações eclesiásticas a favor e contra este regime governamental imposto durante algumas décadas do século XX.

21 de fevereiro de 2022
Aula 4 – América Latina contemporânea e as novas cartografias religiosas.

O último encontro visa provocar reflexões críticas sobre o lugar que a religião ocupa na América Latina contemporânea. O percurso proposto nesta aula começa no século XX, no momento da ascensão de outras religiosidades – que corroborou para a quebra da primazia do catolicismo em território latino-americano –, e termina no século XXI, quando novas associações entre religiosos foram formadas, com objetivos explícitos da soberania de suas convicções de fé, e com propósitos escusos da tomada de controle do poder político.

A QUEM SE DESTINA:
O curso foi organizado especialmente para o público em geral que tem interesse nos estudos sobre a história do cristianismo na América Latina. Contudo, a abordagem decolonial também chama a atenção de historiadores e pesquisadores em geral, de religiosos, de estudiosos de arte e cultura dos povos latino-americanos, de professores que pretendem desenvolver o tema em sala de aula, de estudantes universitários, além dos outros profissionais que desenvolvem projetos culturais nas muitas cidades da América Latina.

PROFESSOR
Fabrício Forganes Santos é pesquisador das Irmandades Negras e das Igrejas dos Homens Pretos no urbanismo brasileiro. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2021). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (2007). Possui experiência como curador no Museu de Arte Sacra de Santos – MASS, e como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAC/UNESP, em disciplinas que tratam da História da Arquitetura e do Urbanismo. Ministra cursos e palestras no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, costumeiramente organizados a partir do tema principal de sua pesquisa. Membro da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, na zona Leste de São Paulo, colabora também com outros grupos que lutam pela preservação dos Festejos do Catolicismo Negro em todo o Brasil. Possui produção acadêmica dedicada aos lugares de memória do Catolicismo Negro em território brasileiro. Temas de atuação: Catolicismo Negro; Irmandades Católicas Negras; Território Negros; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Formação Urbana; História de São Paulo.
Redes sociais: @fabricioforg

Datas: 31 de janeiro, 07, 14 e 21 de fevereiro de 2022
04 dias de aulas
Horário: Das 18 às 20 horas
Carga horária: 8 horas
Valor: R$ 160,00
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483

CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar