Legenda Áurea Brasiliense

Os santos mais populares do Brasil

A chamada “Legenda Áurea” foi escrita na Idade Média.  Tratou-se de uma coletânea que compilou um calendário litúrgico relacionado a narrativas hagiográficas (sobre a vida dos santos), uma espécie de sistematização didática com o objetivo de auxiliar frades a pregar ao povo.

No século XX, o historiador francês Jacques Le Goff também produziu uma compilação de narrativas hagiográficas, como parte de seus estudos sobre a Idade Média.

Desde 2011, o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Museu de Arte Sacra de São Paulo, coordenado por Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos, mantém grupo de estudo para elaborar pesquisas sobre os santos de grande devoção popular no Brasil. O objetivo é produzir uma “Legenda Áurea Brasiliense”, desvendando as razões pelas quais determinados santos se tornaram tão populares em nosso país.

Esta seção do Portal do MAS será dedicada aos resultados obtidos pelo Núcleo. Disponibilizaremos aqui verbetes e imagens sobre homens e mulheres cujas vidas servem de inspiração a milhões brasileiros.

Compartilhar