Frei Galvão e as “Pílulas”

O patrimônio imaterial da Fé

Frei Galvão

Antônio Galvão de França, o Frei Galvão, nasceu na Freguesia de Santo Antônio da Vila de Guaratinguetá em 1739, filho do português Antonio Galvão de França e Izabel Leite de Barros. O pai de Frei Galvão era comerciante, homem de negócios do Vale do Paraíba e considerado a pessoa de maior autoridade política e influência social de sua terra.

Aos 13 anos foi enviado para estudar no Seminário de Belém na Bahia mantido pela Companhia de Jesus na Vila de Cachoeira. De acordo com o historiador Afonso de E. Taunay “Não houvesse ocorrido a extinção dos jesuítas é possível que o ex-aluno de Belém se congregasse na companhia”.

Frei Galvão se juntou aos Frades Menores Descalços e foi recebido pelo Provincial Frei Francisco da Purificação e enviado ao Convento de São Boaventura na Vila de Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro.

Recebeu o hábito aos 21 anos no dia 15 de abril de 1760, sendo seu guardião o Irmão Confessor Frei José das Neves. Abandonou o nome “França” para chamar-se Frei Antonio de Sant’Anna Galvão, em homenagem à padroeira de sua família.

Em 1761 termina o tempo de seu noviciado e no ano

seguinte é ordenado sacerdote. Logo em seguida, foi enviado ao Convento de São Paulo para iniciar o Curso de Filosofia e depois o Curso de Teologia. Após os estudos, Frei Galvão voltou seus olhos para o Recolhimento de Santa Teresa, onde, por volta de 1769 tornou-se confessor das freiras que ali viviam.

Neste momento conheceu a Irmã Helena Maria do Espírito Santo.

Foi a partir de visões da Irmã Helena Maria que Frei Galvão passou a ocupar-se com a construção de um novo recolhimento que viria a se tornar o Mosteiro da Luz. Este projeto tomou boa parte de sua vida, tendo participado de todo o processo, desde as questões burocráticas até o planejamento das obras, além de constantes viagens ao interior em busca de fundos para a construção.

Em uma de suas enfermidades, Frei Galvão se encontrou incapacitado de realizar longas caminhadas diárias e obteve a licença do Bispo para mudar-se para o Mosteiro da Luz.

Morreu antes do término da construção, quando faltava apenas a conclusão da construção das duas torres da igreja, como sugere o “risco” que foi deixado na parede de uma das celas no Mosteiro da Luz. As causas de sua morte não foram identificadas. Seus sucessores terminaram a igreja pouco tempo depois de sua morte.

Dois séculos se passaram e no dia 11 de maio de 2007, Frei Antonio de Sant’Anna Galvão foi canonizado, sendo o primeiro santo do Brasil.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA SP iniciou as comemorações de seu jubileu de diamante, conferindo a Antonio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, pela construção do Mosteiro da Luz, o título Honoris Causa de Engenheiro e Arquiteto, aprovado na seção plenária nº1.901 de 2 de outubro de 2008.


“Pílulas”

Pílulas

“Certo dia um moço, que se debatia com fortes dores provocadas por cálculos renais, pediu a Frei Galvão que o abençoasse para ficar livre da dor.
Frei Galvão, lembrando-se do poder de intercessão da Santíssima Virgem, escreveu em um papelzinho o verso do breviário: “Post partum Virgo inviolata permansisti, Dei Gentitrix Intercede pro nobis” e mandou ao moço ingerir o papelzinho feito, em forma de pílulas. O moço o fez, confiando em Nossa Senhora e expeliu os cálculos sem dificuldade.
Caso semelhante se deu: Frei Galvão foi procurado por um senhor, pedindo ajuda para sua mulher que se achava em grave trabalho de parto e com perigo de vida.
Frei Galvão se lembrou do caso do moço curado dos cálculos e deu novamente a este senhor as pílulas de papel com os mesmos dizeres. Depois de ter ingeridos as pílulas, a mulher deu à luz sem dificuldades ou quaisquer problemas.
Esta foi a origem das pílulas.
Desde então, as pílulas tem sido muito procuradas por devotos de Frei Galvão. O Mosteiro da Luz, através das Irmãs Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição, conforme as orientações de Frei Galvão, confeccionam as pílulas e distribuem gratuitamente para as pessoas que têm confiança na intercessão de Frei Galvão.”

Fonte: https://www.mosteirodaluz.org.br/pilulas-de-frei-galvao/

 

“As Pílulas de Frei Galvão não são remédio como os da farmácia. São, sim, remédio para a alma e o corpo para todo o fiel cristão que tem fé. Importante, também, interceder pelos médicos que cuidam da saúde dos que buscam a intercessão de Frei Galvão.”
Pe. José Arnaldo – Capelão do Mosteiro da Luz
Compartilhar